Gravidez
      Dicas práticas para lidar com o estresse na gravidez

      Dicas práticas para lidar com o estresse da gravidez

      por Equipe Danone Baby 25 de outubro de 2019 5 minutes

      O estresse é parte da vida sempre, mas durante a gestação, ele pode se intensificar

      As pressões no trabalho, na família ou no relacionamento – somadas aos hormônios da gravidez – podem fazer você se sentir emocionalmente exausta. Aprenda como as mudanças no estilo de vida podem minimizar o estresse e descubra estratégias rápidas que podem ajudar a restaurar a calma.

      As causas do estresse na gravidez

      Quando você já está experimentando as emoções intensas provocadas pelos hormônios da gravidez, pequenos problemas podem parecer muito maiores. Por mais estabilidade emocionante que a gestante possa ter, o momento é mesmo delicado. Tem a tensão que antecede os exames importantes (como as ultrassonografias), a correria para dar conta de comprar tudo e organizar o quartinho e até a canseira física da própria gravidez. 

      Os efeitos do estresse na gravidez

      Nos últimos anos, os cientistas procuraram entender os efeitos do estresse materno no feto durante a gravidez. Estudos mostram que os bebês são realmente sensíveis ao estresse psicológico da mãe. Por exemplo, estresse materno, ansiedade e depressão podem afetar a resposta imune do bebê e têm sido associados ao desenvolvimento da asma infantil.

      A boa notícia é que existem várias maneiras simples e práticas de diminuir os níveis de estresse e melhorar sua resiliência emocional.

      Construindo resiliência emocional

      Resiliência emocional é a capacidade de se adaptar a tensões externas: quanto mais resiliente emocionalmente, mais preparada a pessoa está em momentos de crise. Enquanto algumas pessoas enfrentam naturalmente os desafios da vida em seu próprio ritmo, para outras, questões emocionais e até estresses cotidianos podem ser mais desafiadores. Mas para ambos, é possível fortalecer a resiliência emocional.

      Técnicas indicadas:

      • Observe suas emoções e lide com elas de frente. Tente escrever o que você está sentindo e quando está sentindo; isso pode ajudá-la a perceber padrões de pensamentos negativos.
      • Passe algum tempo com os amigos regularmente. Um problema compartilhado é dividido pela metade, e ouvir a perspectiva de alguém que conhece e ama você pode ser inestimável.
      • Dedique parte de sua energia a um hobby ou interesse. Além de ajudar a relaxar, pode dar a chance de usar sua voz interior positiva para aumentar sua confiança.
      • Pratique falar o que pensa. Isso pode exigir coragem, mas se algo estiver incomodando, é melhor abordá-lo rapidamente (e com calma) em vez de deixá-lo crescer.

      minimizando o estresse a longo prazo

      Nossos corpos e mentes estão intrinsecamente ligados, o que significa que existem muitas maneiras físicas e práticas para reduzir o estresse na gravidez:

      • Faça exercícios regularmente. O exercício durante a gravidez alivia o estresse e traz muitos benefícios para a mãe e o bebê.
      • Descanse bastante; vá para a cama cedo e tire uma soneca, se precisar. 
      • Adicione muitas gorduras saudáveis ​​à sua dieta. O ômega-3 e -6 mantêm a função cerebral e podem ser encontrados em alimentos como peixes oleosos, nozes e abacates.
      • Mantenha-se bem hidratada. Se você está lutando para pensar com clareza, pode ser a desidratação.
      • Considere abandonar a cafeína completamente se você é propensa a ansiedade ou depressão. É um estimulante que pode desencadear sintomas.
      • Pratique a positividade. Reserve cinco minutos pela manhã para pensar positivamente sobre o seu dia e no que você espera alcançar. Para terminar o dia, gaste cinco minutos pensando nas coisas boas que aconteceram.

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      Este é um material informativo sobre estresse na gravidez. Sempre consulte o médico.