Gravidez

      Nomes do Brasil: site do IBGE mostra quando cada nome entrou na moda

      por Equipe Danone Baby 26 de Setembro de 2017 5 minutos

       Ferramenta desenvolvida pelo IBGE mostra nível de popularidade de cada nome, além do Estado brasileiro em que é mais frequente.

      Maria, Roberta, Aline, Otávio, Pedro, Ana, Caio. Nome composto? Uma homenagem à mãe, avó, tia, pai? Escolher como deverá se chamar o bebê é uma das tarefas mais difíceis e controversas: chegar num consenso pode levar meses. De acordo com o Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), vivem, hoje, no Brasil, 200 milhões de habitantes com 130 mil nomes diferentes.

      O levantamento feito há sete anos pelo instituto se transformou, em abril de 2016, em uma ferramenta que permite saber o número de indivíduos com determinado nome, além do Estado brasileiro em que é mais frequente, sua colocação no ranking de popularidade, o percentual da população equivalente e em qual década aquele nome se popularizou. Maria é o mais popular, ocupando a primeira posição, com 11 milhões de brasileiras batizadas, seguido por Jose, sem acento.

      aplv-1-1-807x350.jpg

      Outra curiosidade na coleta dos nomes é que as suas formas variantes foram contabilizadas distintamente, desta forma, Emily com apenas um “l” ocupa a 246º posição e Emilly, com dois, a 426º. Na pesquisa somente foram catalogados nomes que possuem frequência maior ou igual a 20 em nível nacional. Então, muito provavelmente existam mais do que 130 mil nomes diferentes no Brasil. A ferramenta também possui um mapa interativo do nosso país, em que é possível saber, ao passar o mouse em cada estado, qual é a popularidade do nome em nível estadual.

      No caso do nome Débora, por exemplo, com acento agudo na letra “e”, o nome ficou famoso na década de oitenta, época em que foram batizadas 102.479 meninas. Algumas das nove variações mais comuns do nome são: “Deborah”, “Deborra”, “Dhebora” e “Bebora”. Além de mostrar curiosidades sobre os nomes próprios desse imenso Brasil, a ferramenta disponibilizada pode ser uma maneira interessante para ajudar os pais indecisos com a escolha dos nomes dos pequenos. Bateu a curiosidade? Você pode acessá-la aqui.


      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

      Nomes do Brasil - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

      Leia mais

      Perguntas sobre nossos produtos?

      Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!