Gravidez

      O segundo parto é mais fácil do que o primeiro?

      por Equipe Danone Baby 25 de outubro de 2019 5 minutes

      O segundo parto costuma, de fato, ser mais fácil do que o primeiro. mas por que será?

      Cada parto é diferente, mas para muitas mães, o segundo é mais fácil. E o mesmo vale para os seguintes. Freqüentemente, nos preocupamos menos porque sabemos o que está por vir. 

      Além disso, a partir do segundo, os partos costumam ser mais rápidos porque não é a primeira vez que o organismo os experiencia. O colo do útero e a pelve já foram “esticados” uma vez. Portanto, é mais fácil para o corpo deixar o bebê passar. 

      Para um primeiro parto, a taxa média de dilatação cervical é geralmente 1,2 centímetros por hora. Para os próximos, atinge cerca de 1,5 centímetros por hora.

      Para algumas mulheres, isso significa um parto mais curto, mas também mais intenso: com contrações mais fortes e mais dolorosas.

      um bebê maior e o papel dos avós

      É normal que o segundo bebê também seja maior. Mas são apenas algumas centenas de gramas a mais. 

      Quando o segundo ou terceiro parto está chegando, é bom também já combinar com alguém que possa ajudar com as crianças maiores caso o trabalho de parto comece, por exemplo, no meio da madrugada. 

      Ah, também vale preparar o maiorzinho para a chegada do bebê. Pode até ser que um irmãozinho ou irmãzinha seja o pedido mais frequente dele – ou se for muito pequeno talvez nem se dê conta durante a gravidez da mãe –, mas o fato é que, a partir do momento em que o novo morador se alojar em casa, o ciúme será inevitável.

      Por isso, conte sempre a verdade e o convide a participar do ritual da chegada – como o preparo do enxoval. Ele vai se sentir incluído.

      Tem outras dúvidas sobre parto? Mesmo se você já é mãe, é normal ficar insegura e ainda ter muito a perguntar ao profissional de saúde. Confira o nosso conteúdo e nunca tenha vergonha de perguntar!

      Este é um material informativo sobre parto. Consulte sempre o médico.