Gravidez

      Quarto do bebê: 5 dicas para preparar um cantinho seguro e confortável

      por Equipe Danone Baby 16 de Novembro de 2017 5 minutos

      Saiba como montar um cantinho tranquilo e seguro, desde a decoração até a temperatura e a iluminação apropriadas.

      Montar o quarto do bebê antes mesmo dele nascer é algo extremamente comum nas famílias brasileiras, um traço cultural que nos acompanha. Mas a preocupação com a decoração não pode deixar  de lado os principais valores desse espaço tão especial: o conforto, o aconchego e a harmonia para descansar.

      aplv-1-1-807x350.jpg

      Listamos abaixo 5 dicas para te ajudar a preparar o cantinho perfeito para ajudar seu filho a crescer e a se desenvolver bem. Afinal, como dormem muito nos primeiros meses de vida, o quarto será o local em que o bebê passará mais tempo.

      Conforto e segurança são as palavras de ordem na escolha do berço

      Há uma infinidade de tipos, tamanhos, cores e modelos de berço, mas o mais importante é que sejam seguros. Os pais devem ficar atentos se o objeto não possui, em hipótese alguma, detalhes com relevos ou profundidade superior a meio centímetro, além de bordas ou pontas muito finas que podem machucar.

      Outra recomendação é que as grades do berço tenham uma distância que seja de 4,5 a 6,5 centímetros umas das outras, além de possuírem, minimamente, 60 centímetros de altura, para evitar que o bebê tente pular ou caia do móvel.

      Outra indicação fundamental é, no caso dos berços coloridos, certificar-se de que a pintura foi feita com tinta atóxica, para não causar alergias. Se você optou pelo berço com rodinhas, preste sempre muita atenção às travas, pois o berço pode ceder e andar, provocando acidentes. Sempre o posicione longe de mesas, móveis, janelas, cortinas, portas, fios elétricos e paredes muito frias.

      Um bom cantinho precisa ser bem iluminado

      Escolha luminárias com luzes mais quentes, para proporcionar maior sensação de aconchego, sempre posicionadas longes do berço, sejam em mesinhas ou no próprio chão. Elas serão uma mão na roda durante as mamadas noturnas. Os pais também devem organizar o quarto do bebê para que ele aproveite, ao máximo, a luz natural durante o dia:, isso certamente o ajudará no processo de adaptação ao mundo fora do útero.

      Nem quente, nem frio

      A temperatura ideal para o quarto do bebê deve ser entre 22°C e 26°C. Cômodos com piso frio ou que não recebem com frequência luz solar tendem a ser mais frios. Se este for o caso, tente reorganizar o cômodo de modo que ele fique mais quentinho: tapetes felpudos também são uma boa saída. Fiquem atentos também com as correntes de ar. No início da vida, os bebês são mais susceptíveis a desenvolver várias infecções por seu sistema imunológico ainda estar em fase de formação.

      Aposte em tons pastel para as paredes e use e abuse da criatividade

      As cores e texturas na decoração do quartinho do bebê são fundamentais para despertar seus sentidos, principalmente o visual, que precisa de estímulos constantes para se desenvolver. Por isso, é importante que você use tons clarinhos nas paredes, para que o ambiente seja harmonioso, mas também que hajam alguns pontos de cor, que podem ser colocados em imagens, murais, quadrinhos, móbiles e outros objetos decorativos. No caso dos móbiles e outros objetos que são pendurados em cima do berço do bebê, certifique-se que ele esteja bem preso, para que não caia no seu filho e cause ferimentos.

      Outra dica, nesse caso, é ter um cantinho destinado à brincadeira. Essa deverá ser uma das atividades que ocupará a maior parte do tempo do seu pequeno.

      Escolha os móveis adequados

      Aqui, a funcionalidade deve ser a palavra de ordem. Evite exageros e móveis muito grandes, que podem prejudicar a circulação de ar e de pessoas e que, quando o bebê estiver engatinhando, irão atrapalhar sua locomoção.

      Outra dica importante é sobre as quinas dos móveis: para proteger seu filho, utilize protetores de quina ou prefira móveis que não possuem tantas partes pontudas. Se for reaproveitar a mobília de algum familiar ou amigo próximo, certifique-se de que ela esteja em boas condições, sem bichinhos ou lascas soltas. Use também protetores de tomada e telas de janela, além de não deixar fios soltos pelo quarto  — todo cuidado é pouco quando o assunto é acidentes domésticos na primeira infância.

       

      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

      “Healthy sleep tips for children” - Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido.
      https://www.nhs.uk/Livewell/Childrenssleep/Pages/bedtimeritual.aspx

      “Helping your baby to sleep” - Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido.
      https://www.nhs.uk/conditions/pregnancy-and-baby/pages/getting-baby-to-sleep.aspx

      “Baby and toddler safety”  - Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido.
      https://www.nhs.uk/Conditions/pregnancy-and-baby/Pages/baby-safety-tips.aspx

      “Cuidando do Bebê - Prevenção de Acidentes Domésticos” - Centro de Saúde-Escola Samuel Pessoa - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
      http://www2.fm.usp.br/gdc/docs/cseb_125_Cuidando%20do%20bebe%201.pdf

      Leia mais

      Perguntas sobre nossos produtos?

      Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!