Gravidez

      Tristeza na gravidez: saiba o que fazer quando a gestação é um peso

      por Equipe Danone Baby 01 de novembro de 2019 5 minutes

      A GESTAÇÃO PODE NÃO SER UM MOMENTO MÁGICO E RADIANTE PARA TODAS AS MULHERES. O IMPORTANTE É TER EM MENTE QUE, MESMO NOS MOMENTOS DIFÍCEIS, VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHA

      Apesar da imagem da gestante como uma mulher radiante e alegre, nem todo mundo se diverte durante a gravidez. Seu corpo está passando por grandes mudanças e você pode se sentir cansada e doente, com dores nas costas, enjoos matinais ou outros efeitos nada glamourosos de gerar um bebê.

      Pode ser um pequeno consolo no momento, mas, mesmo que você esteja se sentindo um pouco para baixo agora, as coisas ficarão mais fáceis. E se você estiver no seu primeiro trimestre, ficará aliviada ao saber que alguns dos efeitos físicos mais indesejados, como enjoos e fadiga, geralmente desaparecem no segundo trimestre.

      Os hormônios, em ebulição, também podem fazer uma montanha russa de emoções e fazer com que seus sentimentos pareçam mais intensos.

      Se com o passar das semanas e meses você continuar se sentindo deprimida, pode ser que esteja sofrendo de depressão pré-natal. Cerca de uma em cada dez mulheres passam por isso. Se esse for seu caso, não hesite em contar para o seu médico e pedir orientação especializada.

      O QUE POSSO FAZER PARA ME SENTIR MELHOR?

      Em primeiro lugar, comece a falar sobre o que está sentindo. Se abra para alguém com quem se sinta à vontade e que possa ajudá-la a resolver algumas de suas preocupações. Pode ser um amiga que já passou por isso, seu parceiro, sua mãe ou seu médico. Conversar sobre seus sentimentos te ajudará a colocar as coisas em perspectiva.

      Ouça o seu corpo e descanse sempre que precisar. Certifique-se de ter um "tempo de folga" e faça coisas que a façam se sentir feliz – seja tomar um banho demorado, ir ao cinema ou ler um belo romance.

      Por fim, pense no que está por vir. Quando você segurar seu bebê pela primeira vez e dizer "olá" para aquela pessoinha em seus braços, provavelmente todos esses sentimentos ficarãoem segundo plano. A gravidez nem sempre é fácil, mas a maioria das mães concorda que vale a pena no final!


      Este é um material informativo sobre tristeza na gravidez. Consulte sempre o médico.

      LEIA MAIS