Gravidez

      As principais mudanças no corpo durante a gravidez

      por Equipe Danone Baby 21 de outubro de 2019 5 minutes

      Seu corpo passará por muitas mudanças durante a gravidez, por isso é melhor estar preparada desde o início

      Poucas coisas na vida são tão surpreendentes e maravilhosas como ver o seu corpo mudar durante a gravidez, preparando-se para o nascimento do bebê. Você pode estar ciente disso desde o início da gestação, mas algumas mudanças podem chegar como uma surpresa.

      Mudanças nos seios

      Frequentemente, as alterações na mama são uma das primeiras mudanças que notamos quando estamos grávidas. É normal que seus seios fiquem mais cheios e também bastante macios. Também é normal que o mamilo e a auréola fiquem mais escuros.

      Veja as mudanças em cada período:

      ● 3-4 semanas - Você provavelmente não notará nenhuma alteração nesse estágio, pois pode não perceber que está grávida! Mas, você pode sentir uma sensação de formigamento devido ao aumento do suprimento sanguíneo, principalmente ao redor do mamilo.

      ● 6-8 semanas - Seus seios irão aumentar de tamanho e você pode sentir alguns grumos, o que se deve ao aumento dos dutos de leite. Você também pode perceber que as veias dos seus seios se tornam mais visíveis.

      ● 8-12 semanas - Seus mamilos e a área ao redor do mamilo, chamada aréola, se tornarão proeminentes e se projetarão mais. Essa área também pode ficar mais escura.

      ● 16 semanas - Algumas mulheres começam a produzir colostro (o leite materno precoce) nesta fase inicial. Mesmo que ele ainda não esteja vazando do seu seio, tenha certeza de que ele aparecerá quando chegar a hora de amamentar seu filho

      Cabelos

      • Muitas mulheres acham que seus cabelos ficam mais grossos durante a gravidez. Algumas também percebem que os fios ficam quebradiços e secos. Isso ocorre porque, quando se está grávida, o estrogênio prolonga o ciclo de crescimento do cabelo - o cabelo permanece em sua fase de repouso por mais tempo e, portanto, permanece na sua cabeça além da "data de validade".
      • É por isso que as mulheres nos estágios finais da gravidez geralmente têm cabelos muito grossos. No entanto, isso é apenas temporário. Esses fios podem cair em punhados depois que o bebê chega.

      Aumento da temperatura corporal

      Não está tudo na sua cabeça: um aumento na temperatura de 0,2˚C a 0,4˚C realmente ocorre quando você está grávida. Você pode suar mais e essa é a maneira do seu corpo lidar com o calor extra que a placenta e o bebê estão criando.

      Veias de aranha

      Esses hormônios fantásticos da gravidez estão trabalhando aqui novamente! Devido ao aumento dos níveis hormonais, podem ocorrer pequenas elevações vermelhas na pele do rosto, pescoço, braços e peito. Tudo volta ao normal depois que o bebê nasce.

      Varizes

      Muitas mulheres vêem surgir varizes durante a gravidez. Isso acontece porque os hormônios fazem com que as paredes de algumas veias relaxem e aumente o fluxo sanguíneo em todo o corpo, causando o inchaço.

      Evite ficar sentada ou em pé por períodos prolongados e faça exercícios regularmente. Em alguns casos, as meias de apoio podem ser recomendadas pelo seu médico.

      Rigidez e inchaço nas mãos

      O inchaço nas mãos pode e acontece com bastante frequência durante a gravidez. Se o inchaço estiver causando dor ou muito desconforto, converse com o seu médico.

      Cansaço

      Você pensou que o cansaço extremo começaria quando o bebê nascesse? Fadiga ou sensação de sonolência avassaladora podem ocorrer a qualquer momento da gravidez.

      No primeiro trimestre, o cansaço pode ser causado por alterações hormonais, bem como pelo desenvolvimento dos órgãos do bebê. Essa fadiga geralmente desaparece durante o segundo trimestre, mas pode ocorrer novamente no terceiro.

      Nesse último trimestre da gestação, o cansaço geralmente está relacionado ao seu bebê em crescimento. Seu corpo também está metabolizando alimentos a um ritmo mais rápido, a fim de prepará-lo para o trabalho de parto e a amamentação.

      Este é um material informativo sobre mudanças no corpo na gravidez. Consulte sempre o médico e/ou nutricionista.

      LEIA MAIS