Gravidez

      Com quantas semanas o bebê começa a mexer?

      por Equipe Danone Baby 28 de outubro de 2019 5 minutes

      O bebê começa a se mexer cedo, mas você só irá senti-lo mais tarde, a partir da 16ª semana de gestação

      Sentir o bebê mexer na barriga é mágico e delicioso. Mas se você está no início da gestação, terá de esperar um pouco por esse momento marcante. Nas primeiras semanas, é difícil distinguir os movimentos, já que o feto ainda é bem pequeno e tem muito espaço sobrando no seu lar temporário.

      Mas logo você irá sentir uma sensação diferente, como se houvesse borboletas ou bolhas de ar na sua barriga. Será que é o bebê ou outra coisa?

      Os primeiros movimentos do bebê

      Nada é mais surpreendente do que sentir o bebê mexer pela primeira vez. A maioria das mulheres sente os primeiros movimentos entre as semanas 16 e 20 da gestação, e este é um momento muito especial.

      Talvez você sinta o bebê mexer um pouco mais cedo ou mais tarde. Não se preocupe se não sentir os primeiros movimentos logo. Se a sua placenta estiver posicionada logo atrás do umbigo, pode demorar mais tempo até sentir o pequeno. O mesmo ocorre caso você tenha muito líquido amniótico. 

      Os movimentos do bebê ao longo das semanas

      Entre a sétima e oitava semana de gestação, o bebê já começa a se mover, mas você ainda não pode sentir. Na nona semana, o pequeno já tem soluços, pode sugar e engolir. A partir daí, ele também já move os braços e as pernas independentemente do resto do corpo. Em seguida, após a 11ª semana, pode bocejar.

      • Semanas 24 a 28

      Às vezes, seu bebê tem soluços. Você reconhecerá quando isso acontecer, pois parecem pequenas contrações. Também poderá se surpreender com um movimento inesperado.

      • Semanas 29 a 31

      Seu bebê começa a se sentir apertado. Os movimentos que você irá sentir não são mais parecidos com as pequenas borboletas, pois começam a se tornar mais poderosos.

      • Semanas 32 a 36

      Até a semana 36, ​​seu bebê ainda tem espaço suficiente para mudar de posição. Depois disso, manterá sua posição até o parto

      • Semana 36-40

      Seu bebê tem cada vez menos espaço. Você notará que ele se move menos.

      A intensidade dos movimentos do bebê

      Os bebês se movimentam mais à noite, quando você está na cama. Quando está ativa, seu bebê adormece -- o que pode variar de uma gravidez para a outra e também do período da gestação. Quanto mais avançada, menos você irá sentir. Mas quando acontecer, será mais intenso, já que o pequeno terá menos espaço para se mexer.

      Entre em contato com o seu ginecologista se deixar de sentir o bebê por 24 horas. 

      Este é um material informativo. Consulte sempre o médico e/ou nutricionista.

      LEIA MAIS