Gravidez

      Como calcular a data provável do parto

      por Equipe Danone Baby 18 de Maio de 2018 5 minutos

      Para saber quando o bebê irá nascer, costuma-se somar 280 dias à data da última menstruação.

      Mulheres grávidas estão acostumadas a responder muitas perguntas sobre quando o bebê irá nascer. O cálculo da provável data do parto não é uma ciência exata, mas é possível fazer uma previsão. Quanto mais regulado for o ciclo menstrual da gestante, mais fácil será calcular. Ainda assim, trata-se de uma estimativa e é possível que o bebê não nasça no período estipulado.

      Veja abaixo infográfico sobre o assunto!

      aplv-1-1-807x350.jpg

      Como fazer o cálculo

      A gestação dura, em média, 266 dias ou 38 semanas após a fecundação do óvulo pelo espermatozóide. Como nem sempre se sabe quando o óvulo foi fecundado, os médicos costumam contar 40 semanas ou 280 dias após a data da última menstruação e assim definir o dia em que o bebê irá nascer. É claro que a fecundação não ocorre no primeiro dia menstruação - ela acontece em torno de 15 dias após essa data - mas a contagem é feita assim mesmo, antes da fecundação ocorrer, pois permite uma margem maior de acerto da data prevista do parto.

      Quando você sabe a data da última menstruação, há duas possibilidades de fazer o cálculo:

      Primeira opção - Some 40 semanas ou 280 dias à data inicial da última menstruação.
      Por exemplo, se o começo da última menstruação foi em 4/03/2018, o dia provável do parto será 9/12/2018.

      Segunda opção - Some sete dias ao primeiro dia da última menstruação e depois adicione nove meses.

      Por exemplo, se a última menstruação ocorreu no dia 13/09/17, o cálculo será:

      13 + 7 = 20

      setembro + 9 meses = Junho

      Data provável do parto: 20/06/18

      Se a data da última menstruação é desconhecida

      Quando a gestante não sabe o dia da última menstruação, mas sabe o período do mês em que ela ocorreu, adotam-se as seguintes datas como referência para a contagem das 40 semanas:

      - Dia 5, quando a menstruação ocorreu no início do mês;

      - Dia 15, quando a menstruação ocorreu na metade do mês;

      - Dia 20, quando a menstruação ocorreu no final do mês.

      Quando não se sabe nem a data nem o período da última menstruação, o obstetra poderá recorrer a um exame físico para determinar a idade gestacional do feto e, por consequência, a época provável da chegada do pequeno. No exame, o médico faz um toque vaginal, mede a altura do fundo do útero e colhe informações sobre os movimentos fetais. Com os dados em mãos, ele consegue estimar a data.

      Assim que descobrir que está grávida, a mulher deve procurar um obstetra e iniciar o pré-natal. Durante as visitas regulares, o médico irá monitorar a saúde da mãe e do bebê por meio de exames clínicos, laboratoriais e ultrassonográficos. Assim, poderá prevenir e, se necessário, tratar qualquer problema que surgir.

      Sinais de que o parto está próximo

      O organismo da gestante dá alguns sinais quando a hora do parto está chegando. O primeiro é a “queda do ventre”, um processo que diminui um pouco o tamanho da barriga e faz a mulher se sentir mais confortável para sentar, por exemplo. Ele ocorre pois o bebê desce e sua cabeça encaixa na pelve materna.

      Quando o parto se aproxima, a quantidade de movimentos fetais diminui e há a eliminação do “tampão mucoso” pela vagina, uma secreção de cor branca que lembra catarro e, às vezes, contém um pouco de sangue. Além disso, a mulher sente contrações uterinas, que no início são indolores e espaçadas. Com o tempo, vão ficando mais frequentes e intensas.

      Em geral, o trabalho de parto se inicia quando começam a ocorrer três contrações por 30 minutos (uma contração a cada 10 minutos).

       

      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

      Sociedade Brasileira de Pediatria (“Filhos: da gravidez aos 2 anos de idade”), Ministério da Saúde (“Assistência Pré-Natal - Manual Técnico”).

       

      Leia mais

      Perguntas sobre nossos produtos?

      Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!