Gravidez

      Entenda o que é parto induzido

      por Equipe Danone Baby 23 de outubro de 2019 5 minutes

      O parto deve ser induzido pelo médico em situações específicas: quando a data prevista de parto tenha sido ultrapassada ou exista algum problema de saúde

      Embora você provavelmente já tenha ouvido falar que existem certas maneiras naturais de induzir o parto - como fazer sexo, comer alimentos apimentados e tomar banhos quentes - não há maneiras cientificamente comprovadas de adiantar o processo por conta própria. 

      Por outro lado, o trabalho de parto pode ser induzido pelo médico, em um ambiente hospitalar. Isso pode acontecer caso a sua data prevista de parto já tenha sido extrapolada, caso o seu líquido amniótico esteja reduzido ou se você ou o seu bebê tiverem um problema de saúde. 

      como funciona o parto induzido

      Antes de precisar induzir o parto com o auxílio de medicamentos, o médico pode tomar algumas medidas naturais, como o toque para separar as membranas do saco amniótico que envolvem o bebê do colo do útero. Os hormônios liberados durante essa separação podem ajudar a gerar trabalho de parto.

      Esse processo não dói, mas você pode sentir algum desconforto ou sangramento leve. Se o trabalho de parto não se iniciar após essas tentativas, o médico provavelmente irá oferecer a indução por meio de medicamentos. 

      Em geral, o médico administra um comprimido ou gel vaginal para iniciar as contrações. Após o início do processo de indução do parto as contrações uterinas devem começar em cerca de 30 minutos. 

      Normalmente o parto induzido dói mais que o parto que tem início espontâneo, mas essa situação pode ser solucionada com a anestesia epidural. 

      Informe-se sobre a indução do parto com antecedência e saiba que você pode recusar o procedimento se desejar. Se for estritamente necessário, o seu profissional de saúde de confiança irá orientar sobre as melhores alternativas. Um parto induzido pode levar até 48 horas. 

      Este é um material informativo sobre parto induzido. Consulte sempre o médico.

      LEIA MAIS