Gravidez

      Como ocorre a gravidez de gêmeos  

      por Equipe Danone Baby 1 de Outubro de 2018 5 minutos

      Gêmeos podem ser idênticos ou não e, em cada caso, a gravidez ocorre de formas diferentes

      Você descobriu que está grávida e foi ao consultório médico dar início ao seu pré-natal. Quando fez o primeiro ultrassom, surge a surpresa: há mais de um bebê a caminho. A gravidez de gêmeos pode ocorrer de duas formas diferentes, gerando crianças idênticas ou não. Vamos entender?

      aplv-1-1-807x350.jpg

      Gêmeos idênticos

      Os gêmeos idênticos, também chamados de monozigóticos ou univitelinos, são formados quando um único óvulo é fertilizado por um único espermatozóide. O ovo (óvulo fertilizado) se divide em duas células completas, que continuam seu desenvolvimento embrionário.

      Os gêmeos idênticos, portanto, têm o mesmo sexo e são morfologicamente idênticos. Além disso, dividem a mesma placenta. Apesar de possuírem o mesmo genótipo (composição genética), os gêmeos poderão apresentar algumas diferenças em seus fenótipos (características visíveis) no futuro. Isso ocorre pela interferência de fatores externos, como alimentação, práticas esportivas e questões emocionais.

      Gêmeos não idênticos

      Os gêmeos não idênticos, também conhecidos como fraternos, ocorrem quando a mulher libera mais de um óvulo durante a ovulação. Os óvulos separados são fertilizados por diferentes espermatozóides e, depois, implantados no útero da mulher. Portanto, são como quaisquer outros irmãos, pois foram células reprodutivas diferentes que os formaram. Assim, podem ser de sexos diferentes e não têm o mesmo genótipo. Além disso, seu desenvolvimento ocorre separadamente e cada um cresce na sua própria placenta.

      Quando um casal faz tratamentos para ter filhos, como a fertilização in vitro, a mulher tem chances de engravidar de gêmeos fraternos. Isso ocorre porque vários óvulos separados são fertilizados por espermatozóides e implantados no útero, para aumentar as chances de sucesso e garantir a gravidez de ao menos um bebê.

      Será que estou grávida de gêmeos?

      Você irá descobrir se está grávida de gêmeos durante a ultrassom, mas há alguns sinais que poderão te deixar desconfiada. Se você fez um tratamento de fertilidade, ou se há outros gêmeos na sua família, pode ser que esteja mais propensa a engravidar de mais de um bebê na mesma gestação.

      Sabe-se que mulheres mais velhas também estão mais suscetíveis a ter gêmeos fraternos, pois são mais propensas a produzir mais de um óvulo em cada ovulação.

      Como a gestação múltipla é mais delicada e com risco maior de parto prematuro, as grávidas de gêmeos devem receber cuidados pré-natais extras, como mais exames de sangue e maior número de ultrassonografias.

      Conheça: Loja Oficial da Danone


      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

      Bibliografia: National Health Service - United Kingdom (“Pregnant with twins”)
      Office of Women’s Health (“Twins, triplets and other multiples”)

      Leia mais

      Perguntas sobre nossos produtos?

      Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!