Gravidez

      Principais sintomas de gravidez

      por Equipe Danone Baby 31 de Julho de 2017 5 minutos

      Além do atraso da menstruação, outros sinais do organismo podem indicar que a fecundação aconteceu

      Se você acredita que está grávida, a forma de tirar a dúvida é fazer um teste de farmácia e, se positivo, um exame de sangue logo em seguida. Mas para quem conhece o próprio corpo, há sintomas de gravidez que indicam a condição.

      Cada organismo é diferente e nem todas as mulheres sentem os mesmos sintomas. Algumas vivem todas as mudanças, enquanto outras não apresentam sintoma algum e há aquelas que descobrem que estão grávidas vários meses após a fecundação do óvulo.


      Além disso, alguns sintomas podem ter mais de uma causa e são confundidos com outras condições. Seios inchados e doloridos, por exemplo, são comuns durante o período menstrual. Já atrasos na menstruação são normais para quem tem ciclo irregular.

      Principais sintomas de gravidez

      Ausência da menstruação

      Para quem tem o ciclo menstrual regular, o sinal mais comum é o atraso da menstruação - que acaba nunca vindo para quem realmente está grávida.

      Às vezes, mulheres grávidas têm pequenos escapes de sangue causados pela implantação do embrião no útero e pensam que é menstrual. No entanto, o volume de sangue perdido é bem menor.

      A implantação do embrião no útero também pode causar cólicas, o que muitas mulheres confundem com TPM.

      Vômitos e náuseas

      Náuseas e vômitos são sintomas de gravidez bastante conhecidos. São mais comuns no período da manhã, mas podem ocorrer a qualquer hora do dia. Na maioria dos casos, surgem cerca de seis semanas após a última menstruação.

      Cansaço

      É comum sentir cansaço, fadiga e até exaustão, especialmente durante as primeiras doze semanas. A mulher pode sentir vontade de dormir mais do que o comum.

      Mudanças nos seios

      Após a fecundação, os hormônios da mulher mudam rapidamente. Essas alterações podem fazer os seios ficarem mais inchados, doloridos, pesados, cheios e sensíveis. A área ao redor dos mamilos pode ficar mais escura.

      Assim que o corpo se acostuma com as mudanças hormonais, a dor e sensibilidade nos seios deve melhorar.

      Urinar com mais frequência, secreções vaginais e constipação

      A mulher grávida pode urinar com mais frequência, inclusive durante a noite. Junto desses sintomas, também pode salivar mais, ficar constipada e reparar em um aumento de secreção vaginal que não causa dor ou irritação.

      Os três sintomas podem ser causados por outras condições. Diabetes e infecções vaginais podem causar aumento na frequência urinária, enquanto má alimentação pode gerar constipação. Já o aumento da secreção pode ser sintoma de doenças sexualmente transmissíveis.

      Estranhar gostos e cheiros

      Durante o início da gravidez, os sentidos podem ficar aguçados e algumas comidas e bebidas podem não cair bem. A mulher grávida pode sentir:

      • Alterações de apetite.
      • Gosto estranho na boca, meio metalizado.
      • Desejo por alimentos que não tinha o costume de consumir.
      • Perda de interesse por alimentos que faziam parte da sua rotina alimentar, como chá, café e comidas gordurosas.

      Teste de gravidez

      Você pode fazer um teste de gravidez quando perceber que a menstruação está atrasada ou no mínimo 21 dias após uma relação sexual desprotegida. O teste detecta a presença do hormônio gonadotrofina coriônica, que começa a ser produzido cerca de seis dias após a fertilização.

      O teste comprado em farmácia consiste em fazer xixi em um palitinho, que mede a presença do hormônio e informa a presença ou ausência de gravidez. Um teste de farmácia positivo geralmente está correto, enquanto um teste negativo pode ser falso. Para confirmar a gravidez, o ideal é fazer o exame de sangue e marcar uma consulta com o ginecologista.

       

      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

      Sistema oficial do serviço de saúde nacional do Reino Unido (“Signs and symptoms of pregnancy” e “Doing a pregnancy test”)
      WebMD Medical Team (“Pregnancy Symptoms”)
      Centro Científico Conhecer (“A importância das orientações no pré-natal: o que deve ser trabalhado pelos profissionais e a realidade encontrada”)

       

      Leia mais

      Perguntas sobre nossos produtos?

      Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!