Ácido fólico na gravidez e concepção: será que ajuda?
O ácido fólico ajuda a engravidar? Quais problemas de saúde ele previne? Veja as nossas perguntas e respostas
O ácido fólico é um velho conhecido das futuras mamães. Esta vitamina ajuda a reduzir os riscos de defeitos nos tubos neurais e atua também na produção de glóbulos vermelhos. Portanto, é considerado um verdadeiro “super-herói” antes e durante a gestação.
Somente o médico pode dizer se você deve ou não tomar um suplemento de ácido fólico. Mas como essa vitamina é importante e popular entre as gestantes, separamos abaixo tudo o que você precisa saber sobre ela. Veja perguntas e respostas úteis:
O ácido fólico ajuda a engravidar?
Não, o ácido fólico não ajuda a conceber, mas é vital para apoiar o desenvolvimento saudável do tubo neural nos estágios iniciais da gravidez. Por isso, é considerado um complemento importante para a concepção e a rotina de gestação.
Por que o ácido fólico é tão importante no início da gravidez
- Por volta da 3ª semana de gestação, acontece a formação do tubo neural do bebê, estrutura que se desenvolve para dar origem ao cérebro e medula espinhal. A carência de ácido fólico nesse período pode acarretar uma má formação do tubo neural, como a espinha bífida, e comprometer assim o desenvolvimento do feto.
- Como grande parte das mulheres descobre que está grávida entre o final do primeiro e o meio do segundo mês de gestação, muitos médicos recomendam a suplementação de ácido fólico quando se iniciam as tentativas para engravidar, garantindo o bom andamento da gestação mesmo na fase em que a mulher ainda não sabe que está grávida.
O que é espinha bífida?
A espinha bífida é uma malformação na espinha que ocorre quando algumas vértebras que deveriam proteger a coluna não se formam, permanecendo abertas. Ela pode surgir quando a coluna e a medula espinhal não se desenvolvem adequadamente, deixando uma lacuna na coluna.
Como a medula espinhal conecta todo o corpo ao cérebro, diversos sintomas podem ocorrer, como problemas de intestino e bexiga, acúmulo de fluido no cérebro, infecções urinárias, deficiências intelectuais e mobilidade reduzida.
Quando devo tomar ácido fólico?
Só o médico pode dizer quando você deve começar a tomar ácido fólico e em qual quantidade. Mas em geral, a ingestão se inicia assim que comecem as tentativas de engravidar e que se prolongue até a décima segunda semana de gestação.
Ácido fólico em casos especiais
Em alguns casos, o seu médico poderá recomendar uma ingestão maior de ácido fólico. Geralmente, isso ocorre porque:
● Houve problemas em outra gravidez;
● Outro membro da família têm um defeito na medula espinhal;
● Casos de tratamento medicamentoso de epilepsia;
● Casos de obesidade;
● Casos de doença celíaca, diabetes, anemia falciforme ou talassamia 3.
Procure seu médico para saber mais informações da ingestão de ácido fólico na gravidez.
Este é um material informativo sobre ácido fólico na gravidez. Consulte sempre o médico e/ou nutricionista.