Gravidez

      Entenda os suplementos e vitaminas na gravidez

      por Equipe Danone Baby 23 de outubro de 2019 5 minutes

      Será que toda gestante precisa tomar suplementos e vitaminas extras na gestação?

      Você sabia que apenas dois nutrientes são recomendados como suplementos durante a gravidez? Apesar disso, muitas gestantes optam por tomar um suplemento multivitamínico como apoio para qualquer deficiência nutricional em sua dieta.

      Será que você realmente precisa desses nutrientes extras? Só o médico poderá dizer. Veja, abaixo, quais são os nutrientes encontrados na maioria dos suplementos. Não se esqueça, porém, que uma dieta equilibrada é a melhor forma de garantir a boa saúde do seu bebê.

      Tomar suplementos ou não tomar

      Muitas futuras mamães assumem que devem tomar um multivitamínico pré-natal a partir do momento em que engravidam. Porém, a comida deve ser a principal fonte da maioria das vitaminas e minerais necessários para apoiar você e seu bebê durante a gravidez.

      Uma dieta variada e saudável provavelmente fornecerá muitos dos nutrientes dos quais você precisa, bem como fibras, proteínas e energia essenciais.Os suplementos ajudam a compensar eventuais deficiências nutricionais ocasionais, mas não devem ser usados como substitutos de uma alimentação bem equilibrada.

      Um suplemento pré-natal que forneça uma variedade de nutrientes pode ser útil durante os primeiros estágios, principalmente se você estiver enjoando muito nos primeiros meses. Mais tarde, um multivitamínico pré-natal pode ajudar a garantir o equilíbrio correto de nutrientes, mesmo que sua dieta e apetite mudem.

      Contudo, como depende da sua dieta, a real necessidade de ingestão desses suplementos deve ser entendida com seu médico.

      Vitaminas na gravidez: quais são essenciais

      Os dois suplementos nutricionais que são recomendados durante a gravidez são o ácido fólico e a vitamina D1. O ácido fólico é recomendado, inclusive, desde o momento em que a mulher decide engravidar.

      O ácido fólico ajuda a prevenir defeitos do tubo neural, como a espinha bífida. Já a vitamina D é necessária para um crescimento ósseo saudável.

      Nunca tome suplemento vitamínico algum sem a orientação médica. Do contrário, você pode ingerir substâncias prejudiciais para a sua gestação.

      Geralmente, os nutrientes presentes em multivitamínicos para gestantes contêm:

      ● Vitamina D - regula o cálcio e o fosfato, essenciais para o desenvolvimento dos ossos e dentes do bebê;

      ● Ômega 3 - apoia o desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso do bebê e contribui para um coração saudável:

      ● Folato/ácido fólico - ajuda a prevenir defeitos do tubo neural e é recomendado até a 12ª semana de gestação;

      ● Ferro - um suprimento saudável é necessário para suportar o aumento do volume sangüíneo e reduzir o risco de anemia por deficiência do nutriente;

      ● Vitamina B12 - ajuda o corpo a processar o ácido fólico e está envolvido na liberação de energia dos alimentos e na produção de glóbulos vermelhos.

      Este é um material informativo sobre. Consulte sempre o médico e/ou nutricionista.

      LEIA MAIS