Gravidez

      Ferro, o alimento para o cérebro na gravidez

      por Equipe Danone Baby 28 de outubro de 2019 5 minutes

      O ferro possui papéis essenciais no desenvolvimento do bebê e na saúde da grávida

      O ferro é um mineral importante para incluir na dieta de gravidez. Ele apóia o desenvolvimento do cérebro do bebê, o crescimento dos músculos e ajuda a manter um suprimento saudável de oxigênio no sangue. 

      Surpreendentemente, mesmo que seu corpo use mais ferro do que o habitual, sua necessidade diária de alimentos ricos em ferro durante a gravidez é a mesma de antes. Saiba como seu corpo naturalmente compensa a maior demanda e como manter uma ingestão saudável.

      Ferro para formar um cérebro saudável

      Durante a gravidez, seu corpo usa mais ferro do que o habitual por algumas razões: em primeiro lugar, o ferro é necessário para produzir hemoglobina, a proteína presente nos glóbulos vermelhos que transportam oxigênio para o corpo e para o feto. A demanda do bebê pela substância também aumenta à medida que ele de desenvolve. No terceiro trimestre da gravidez, o corpo do seu bebê começa inclusive a acumular reservas de ferro que devem dar suporte ao seu desenvolvimento nos primeiros seis meses de vida.

      No entanto, desde que você tenha bons níveis de ferro antes de conceber, sua ingestão recomendada é a mesma que se você não estivesse grávida. Isso ocorre porque, sem a perda de sangue da menstruação, você retém mais das reservas de ferro. Seu corpo também se torna mais eficiente em absorver o ferro à medida que a gravidez progride - uma das maneiras surpreendentes pelas quais seu organismo se adapta naturalmente às demandas em constante mudança causadas pela gestação.

      por que você deve se preocupar com a ingestão de ferro?

      A falta de ferro pode levar à anemia por deficiência de ferro, uma condição em que o sangue não contém glóbulos vermelhos suficientes para as necessidades do corpo. Os sintomas incluem cansaço, falta de energia e falta de ar. Sensação de palpitações cardíacas e pele pálida e desbotada podem surgir. O sistema imunológico também pode ser afetado, deixando você mais vulnerável a infecções e doenças.

      A manutenção de níveis saudáveis ​​de ferro durante a gravidez reduzem os riscos de parto prematuro, baixo peso ao nascer e baixos níveis de ferro no bebê.

      O ferro na sua dieta de gravidez

      O ferro está presente em uma variedade de alimentos. O encontrado em alimentos de origem animal é chamado ferro heme e é mais facilmente absorvido do que o ferro não-heme, fornecido por fontes vegetais.

      Tais alimentos possuem boas quantidades de ferro:

      • Carne, incluindo vermelha e frango;
      • Peixe;
      • Castanhas;
      • Cereais integrais:
      • Vegetais verdes escuros;
      • Ovos;
      • Frutas secas.

      Uma ajudinha da vitamina C

      A vitamina C ajuda o corpo a reter o ferro, principalmente o não-heme, aquele fornecido por fontes vegetais. 

      Também é importante notar que os taninos, substâncias encontradas em certos chás e no café, podem reduzir a absorção de ferro. Então, se você gosta de uma bebida quente depois de uma refeição, tente escolher um chá de frutas seguro para a gravidez. 

      Este é um material informativo sobre ferro na gravidez. Consulte sempre o médico e/ou nutricionista.

      Bibliografia: 1. British Nutrition Foundation. Nutrition and development, short and long-term consequences for health nutrition, NHS UK - Iron, NHS UK. Iron deficiency anaemia,  Pena-Rosas JP, Viteri FE. - Effects and safety of preventive oral iron or iron+ folic acid supplementation for women during pregnancy, Alwan NA et al. - Dietary iron intake during early pregnancy and birth outcomes in a cohort of British women, Kilbride J et al. - Anaemia during pregnancy as a risk factor for iron-deficiency anaemia in infancy: a case-control study in Jordan, Cook JD, Monsen ER. - Vitamin C, the common cold, and iron absorption,  Hurrell RF et al. - Inhibition of non-haem iron absorption in man by polyphenolic-containing beverages



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