Gravidez

      Fibras na gravidez: por que incluí-las na sua alimentação diária

      por Equipe Danone Baby 29 de outubro de 2019 5 minutes

      As fibras mantêm o bom funcionamento do sistema digestivo, evitando a constipação e as temidas hemorróidas.

      Durante a gestação, as futuras mamães ficam mais suscetíveis à constipação, um dos sintomas mais desagradáveis e incômodos desse período. Por isso, a ingestão de fibras na gravidez é fundamental.

      O papel das fibras

      As fibras são bastante conhecidas por seu papel em manter o bom funcionamento do sistema digestivo. 

      Existem dois tipos de fibras: solúvel e insolúvel. A primeira não se dissolve na água e não se decompõe no corpo. Ela passa pelo seu organismo, absorvendo água ao longo do caminho e ajudando outros alimentos a se moverem.

      Já a fibra solúvel também pode absorver água, tornando as fezes mais macias e fáceis de passar. Tem o benefício adicional de diminuir os níveis de colesterol, ajudando a reduzir o risco de problemas cardíacos.

      Muitos alimentos contêm os dois tipos de fibra, como biscoitos de aveia, feijão, trigo, pão preto, arroz negro, frutas secas, brócolis e cenoura.

      Reduzindo o desconforto

      Durante a gestação, o aumento dos níveis de progesterona podem provocar um funcionamento mais lento do seu organismo. As fibras atuam, então, como relaxantes musculares naturais, tornando os músculos do intestino mais flexíveis.

      Além do consumo de fibras, se manter bem hidratada também ajuda aliviar a constipação.  

      Lembre-se que, sem tratamento, a constipação pode levar a hemorragias e hemorróidas, que podem se tornar bastante doloridas. Se você se deparar com esse infortúnio, converse com o seu médico. Ele poderá recomendar cremes ou pomadas para aliviar os sintomas.

      Este é um material informativo sobre alimentação na gravidez. Consulte sempre o médico e/ou nutricionista.

      Bibliografia: NHS UK - Why is fibre important?, NHS UK - Piles in pregnancy, Agostoni CV et al. Scientific opinion on dietary reference values for water, Bates B et al. - National Diet and Nutrition Survey: Headline results from Years 1 and 2 (combined) of the rolling programme 2008, McCance and Widdowson - Composite of foods integrated dataset,  Gov.UK - Nutrient Analysis of Fruit and Vegetables: Summary Report

       

      LEIA MAIS