Gravidez

      Frutas e verduras: consumo é fundamental durante a gravidez

      por Equipe Danone Baby 29 de outubro de 2019 5 minutes

      Inserir frutas e verduras em todas as refeições é importante para garantir o desenvolvimento adequado do seu bebê

      O velho papo de que um prato colorido é a melhor escolha vale muito na gestação. Frutas, verduras e legumes possuem vitaminas, minerais e fibras, vitais para uma alimentação saudável na gravidez. 

      Vale lembrar que a dieta pode ter um impacto direto no peso do bebê ao nascer. Uma dieta bem balanceada, que atenda às recomendações de consumo de calorias e nutrientes, tem maior probabilidade de resultar em um peso saudável no nascimento, o que pode reduzir o risco de doenças e outros problemas de saúde na criança.

      Comendo o arco-íris

      Durante a gravidez, a mãe deve ingerir mais nutrientes do que o costume. Já a ingestão de calorias deve continuar praticamente a mesma. Frutas e legumes são o grupo alimentar mais denso, fornecendo um nível comparativamente alto de nutrientes por caloria. Por isso, são as melhores escolhas nesse período. 

       

      Os vegetais, em particular, possuem efeitos benéficos no bom peso do bebê ao nascer. Por isso, inclua um bom número desses alimentos na dieta enquanto o pequeno se desenvolve dentro de você.

      Além disso, os antioxidantes encontrados em muitas frutas e vegetais podem ajudar a proteger as células do bebê contra danos causados por compostos nocivos presentes no meio ambiente. Uma boa ingestão desses alimentos pode ajudar a proteger o pequeno contra o desenvolvimento de alergias e sintomas alérgicos mais tarde na vida. 

       

      Veja outros benefícios da ingestão de frutas e vegetais para a saúde do bebê:

      - A maior ingestão de vegetais folhosos tem sido associada à menor ocorrência de asma:

      - A vitamina E, que pode ser encontrada no espinafre, brócolis e abóbora, ajuda a prevenir sibilos e asma;

      - Pesquisas sugerem que vegetais verdes e amarelos, frutas cítricas e alimentos contendo beta-caroteno – como batata-doce, cenoura e laranja – podem reduzir o risco de dermatite atópica

      Nutrientes-chave em frutas e vegetais

      - Vitamina C: importante para a proteção imune. Presente no brócolis, tomate, frutas cítricas e pimentões verdes, vermelhos e amarelos

      -  Potássio: ajuda na manutenção da pressão arterial. Presente no abacate, banana, damasco seco, água de coco e folhas verdes de coloração escura

      -  Ácido Fólico: ajuda a reduzir o risco de defeitos no tubo neural. Presente no brócolis, couve de bruxelas, espinafre e aspargo

      -  Cálcio: Contribui para o desenvolvimento dos ossos e dentes do bebê. Brócolis, couve e agrião, assim como outros vegetais de folhas verdes escuras, concentram o nutriente. Você também pode encontrá-lo em couve de bruxelas e na vagem

      -  Fibra: ajuda na digestão e previne a constipação. Todas as frutas e vegetais proporcionam certa quantidade de fibras, mas alguns são especialmente ricos, como maçã, abacate, pera, ameixa e banana.

      Como consumir frutas e vegetais em quantidades suficientes

      O ideal é incluir frutas ou vegetais em todas as suas refeições, consumindo pelo menos 400 gramas por dia. As frutas podem ser consumidas em diversas versões, como frescas, congeladas ou secas. Suco de frutas também é uma boa pedida, desde que sem açúcar.

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      Este é um material informativo sobre alimentação na gravidez. Consulte sempre o médico e/ou nutricionista.

      Bibliografia: NHS UK - Why 5 a day? , Ramón R et al. - Vegetable but not fruit intake during pregnancy is associated with newborn anthropometric measures, Stephenson T and Symonds M. -  Maternal nutrition as a determinant of birth weight, Allergy UK. - Allergies and the unborn child , Erkkola M et al. - Risk of asthma and allergic outcomes in the offspring in relation to maternal food consumption during pregnancy: a Finnish birth cohort study. Pediatric Allergy and Immunology, Miyake Y et al. -  Consumption of vegetables, fruit, and antioxidants during pregnancy and wheeze and eczema in infants

       

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