Gravidez

      Hábitos alimentares podem mudar durante a gravidez

      por Equipe Danone Baby 29 de outubro de 2019 5 minutes

      É comum mudança de paladar ou menos apetite durante o último trimestre da gestação

      Agora que você está grávida, seus hábitos alimentares podem ter mudado bastante. Futuras mamães prestam mais atenção à dieta e, por causa dos hormônios, têm vontades e gostos diferentes do que estavam acostumadas. 

      As mudanças no corpo durante a gravidez

      Seu corpo muda por dentro e por fora quando você está grávida. O seu metabolismo funciona de maneira diferente e a quantidade de hormônios é completamente diferente, o que pode afetar seus hábitos alimentares. 

      Você pode, por exemplo, sofrer de refluxo ácido ou náusea, o que fará com que você prefira alimentos que parem no estômago, mesmo que não sejam os seus favoritos.

      Já no final da gravidez, o bebê será tão grande que ele pode pressionar seu estômago e intestinos. Você não será, então, capaz de comer grandes porções. Para manter a nutrição adequada, será preciso espalhar as refeições ao longo do dia para obter nutrientes suficientes. 

      Se você costumava comer duas fatias de pão e um copo de leite no café da manhã, pode ser que tenha de trocar por uma torrada e um copo de leite quando se levanta e o segundo pedaço tempo depois, com uma xícara de chá. 

      Não está com fome o suficiente para finalizar o almoço e comer uma sobremesa? Esqueça o doce e coma, por exemplo, uma tigela de tomates cereja entre as refeições.

      Mudanças no paladar

      O paladar também pode mudar por causa dos hormônios. Muitas mulheres percebem que às vezes têm um desejo irresistível de comer alimentos "esquisitos", como picles com sorvete.

      Não é preciso se preocupar, desde que esses desejos sejam ocasionais. Certifique-se de que está ganhando peso normalmente, sem excessos, e de que está ingerindo todos os nutrientes dos quais precisa. Se tiver dúvidas, consulte o médico.

      Não importa o que aconteça ao seu paladar ou apetite, tente comer o mais saudável possível. A boa nutrição é importante e fundamental para o crescimento e desenvolvimento do bebê.

      Este é um material informativo sobre alimentação na gravidez. Consulte sempre o médico e/ou nutricionista.