Tudo sobre ganho de peso saudável na gravidez
Comer por dois? Não é bem assim. O mais importante é receber o aporte de nutrientes adequado para o desenvolvimento do bebê
O ganho de peso na gravidez é saudável, natural e necessário. Além dos quilinhos adicionais que vêm com o bebê, seu corpo estabelece reservas de gordura de forma gradual.
Durante o primeiro e segundo trimestres de gestação, suas necessidades energéticas são as mesmas de antes da gravidez. Comer por dois, portanto, significa simplesmente manter uma dieta saudável: isso fornecerá ao bebê todos os nutrientes necessários para crescer e se desenvolver. Após 28 semanas, você deve consumir cerca de 200 calorias a mais por dia. Não mais do que isso
Quanto peso devo ganhar a gravidez?
O ganho de peso durante a gravidez depende do seu peso de antes e varia muito de mãe para mãe. A maioria das mulheres ganha entre 10 e 12,5 kg.
Ganhar muito peso durante a gravidez pode não ser saudável, mas é importante não fazer dieta e comer bem. Veja abaixo um guia geral para ganho de peso saudável. Para determinar seu IMC, use uma calculadora de IMC on-line ou peça ao seu médico para fazer os cálculos.
IMC 20 ou menos: Entre 12.5 e 18 quilos
IMC entre 20 e 26: Entre 11.5 e 16 quilos
IMC entre 26 e 30: Entre 7 e 11.5 quilos
IMC acima de 30: 7 quilos ou menos
Dieta balanceada para ganho de peso saudável
Sua dieta fornece a ampla gama de nutrientes que seu bebê precisa para um desenvolvimento saudável. Uma ingestão variada e nutritiva de todos os grupos de alimentos fornecerá vitaminas, minerais, gorduras e proteínas essenciais, ajudando você a permanecer dentro das diretrizes de ganho de peso recomendadas para a gravidez.
Se o seu ganho de peso gestacional estiver acima dos níveis recomendados, seu médico poderá sugerir algumas alterações na sua dieta.
Quando chegar a hora de aumentar a sua ingestão de calorias, nos meses finais da gestação, escolha alimentos ricos em nutrientes. O iogurte, por exemplo, fornece cálcio para a construção óssea, enquanto a batata é uma boa fonte de fibra e, como carboidrato, fornece um impulso de energia.
Idéias saudáveis para lanches com 200 calorias:
- Um pequeno pote de iogurte desnatado com sementes e frutas;
- Uma pequena porção de hummus com palitos de vegetais crus;
- Batida de banana e aveia feito com 150 ml de leite.
Perda de peso durante a gravidez
Estar acima do peso antes e durante a gravidez pode aumentar o risco de desenvolver pressão alta e diabetes gestacional. Também pode aumentar a probabilidade de parto prematuro e complicações durante o nascimento, além de problemas de amamentação.
No entanto, depois de engravidar, não é aconselhável fazer dieta. Em vez disso, concentre-se em comer de forma saudável, com um bom equilíbrio entre os grupos de alimentos. Um estudo mostrou que ajustar a dieta para manter um bom peso corporal durante a gravidez (em vez de perder peso) e seguir uma dieta equilibrada é seguro, eficaz e não tem efeitos conseqüentes no peso do bebê ao nascer.
Estar abaixo do peso durante a gravidez
Se você estiver abaixo do peso, seu médico poderá aconselhá-la sobre as maneiras mais saudáveis de ganhar o peso adicional necessário. Você também pode precisar ser monitorada de perto para verificar se o seu bebê está crescendo bem.
Para que o bebê tenha o aporte de nutrientes necessários, você precisa fazer pequenas refeições e lanches saudáveis durante todo o dia. Alimentos que contêm gorduras saudáveis são uma excelente fonte de calorias e nutrientes. Abacates, nozes e sementes são ideais.
Além disso, variedades integrais de pão e macarrão fornecem energia de liberação lenta e uma porção saudável de fibra. Coma pouco e muitas vezes ao longo do dia para um suprimento repleto de nutrientes para o seu bebê.
Este é um material informativo sobre ganho de peso na gravidez. Consulte sempre o médico e/ou nutricionista.
Bibliografia:
1. NHS choices - How much weight will I put on during my pregnancy?
2. NICE - Weight management before during and after pregnancy
3. Deans A. Your New Pregnancy Bible, The experts’ guide to pregnancy and early parenthood. 4th ed. London: Carroll & Brown Publishers Limited, 2013.
4. Tommy’s - 200 calorie pregnancy snacks
5. Hilson JA et al. Excessive weight gain during pregnancy is associated with earlier termination of breast-feeding among white women. J Nutr 2006;136(1):140-146.
6. Armitage JA et al. Experimental models of developmental programming: consequences of exposure to an energy rich diet during development. J Physiol 2005;565(1):3-8.
7. Thangaratinam S et al. Effects of interventions in pregnancy on maternal weight and obstetric outcomes: meta-analysis of randomised evidence. Obstetrical & Gynecological Survey 2012;67(10):603-604.
8. Han Z et al. Maternal underweight and the risk of preterm birth and low birth weight: a systematic review and meta-analyses. Int J Epidemiol 2011;40(1):65- 101.
9. British Nutrition Foundation - Dietary Fibre