Gravidez

      Vitamina D na gravidez ajuda na formação de ossos do bebê

      por Equipe Danone Baby 21 de outubro de 2019 5 minutes

      A vitamina D é obtida pelo contato com a luz do sol, certos alimentos ou ingestão de suplementos alimentares

      A vitamina D é um nutriente essencial durante a gravidez, fundamental para a saúde óssea do bebê. Ela só está disponível em alguns alimentos e a exposição solar é a principal forma de obtenção. No entanto, nem sempre é fácil de conseguir um bom suprimento dessa vital substância.

      Vitamina D na gravidez

      Os ossos do seu bebê crescem e se formam rapidamente durante a gravidez. A vitamina D é uma parte fundamental desse processo fascinante e complexo, devido ao seu papel na regulação da quantidade de cálcio e fosfato no corpo. Esses nutrientes são vitais para o desenvolvimento dos ossos do bebê e ajudam a construir dentes fortes e saudáveis.

      Os níveis de vitamina D do bebê ao nascer dependem da sua própria ingestão durante toda a gravidez.

      Sua dose diária de vitamina D

      A fonte mais eficaz de vitamina D é a exposição à luz do sol: o corpo a produz em resposta aos raios UVB na pele. Mas é comum que a nossa exposição ao sol seja irregular, influenciada pelo uso de protetor solar, da hora do dia em que a gente se expõe, da pigmentação natural da pele e da cobertura e tecido das roupas.

      Alguns alimentos fornecem vitamina D, mas são limitados. Peixes oleosos e gemas de ovos estão entre as poucas fontes alimentares.

      Por isso, muitas mulheres grávidas e que amamentam tomam um suplemento de vitamina D suficiente para suas próprias necessidades e para as demandas do bebê nos primeiros seis meses de vida. Mas é importante que o consumo seja feita com prescrição do médico.

      Deficiência de vitamina D

      A deficiência de vitamina D pode resultar em cansaço e dores no corpo. Em bebês e crianças, a deficiência extrema pode causar raquitismo, uma condição caracterizada por ossos moles que não se desenvolvem como deveriam. A falta de vitamina D também tem sido associada a condições de longo prazo, como osteoporose, diabetes, e outras doenças graves.

      Todas as mulheres que estão grávidas ou amamentando têm um risco aumentado de deficiência de vitamina D e precisam prestar atenção especial à obtenção de níveis adequados. Converse com o seu médico para entender se a sua dieta e exposição ao sol são suficientes e se há a necessidade de tomar um suplemento.

       

      Bibliografia: 1. NHS UK - Vitamin supplements in pregnancy 2. NHS UK - How to get vitamin D from sunlight 3. NHS UK. Vitamin D 4. SACN - Update on Vitamin D

      5. Holick MF. Vitamin D deficiency. N Engl J Med 2007;357(3):266-2

      Este é um material informativo sobre vitamina D na gravidez. Consulte sempre o médico e/ou nutricionista.

      LEIA MAIS