Vitamina E na gravidez fortalece o sistema imunológico
A vitamina E deve ser obtida preferivelmente pela dieta, consumindo alimentos como azeite, brócolis e amêndoas
A vitamina E na gravidez ajuda a proteger as células do corpo. A melhor forma de garantir os níveis adequados do nutriente é por meio da alimentação.
O que é vitamina E?
A vitamina E é uma vitamina lipossolúvel encontrada em muitos alimentos. O azeite e outros óleos vegetais são fontes particularmente boas. Com propriedades antioxidantes, uma das principais funções da vitamina E é proteger as membranas celulares de possíveis danos. Ela também contribui para pele e olhos saudáveis, além de fortalecer o sistema imunológico.
A falta de vitamina E é rara (exceto em recém-nascidos) e, quando acontece, geralmente é associada aos problemas de má absorção por distúrbios no fígado ou na vesícula biliar. A escassez no organismo relaciona-se aos problemas neurológicos, ocasionando até dificuldade para andar.
Fontes de Vitamina E
Uma ingestão adequada de vitamina E durante a gravidez reduz a probabilidade de o bebê desenvolver asma, problemas respiratórios e outros problemas mais tarde. A dica é adicionar as seguintes fontes de vitamina E à sua lista de compras de gravidez:
● Azeite
● Sementes de girassol
● Amêndoas
● Avelãs
- Ovos
● Brócolis
Este é um material informativo sobre vitamina E na gravidez. Consulte sobre o médico e/ou nutricionista.
Bibliografia:
1. NHS Choices. Vitamin E
2. British Nutrition Foundation. Vitamin E
3. Turner SW et al. - Associations between fetal size, maternal α-tocopherol and childhood asthma. Thorax 2010;65(5):391-7.
4. Devereux G et al. - Low maternal vitamin E intake during pregnancy is associated with asthma in 5-year-old children. Am J Resp Crit Care Med 2006;174(5):499-507.
5. Department of Health - Dietary Reference Values for Food energy and Nutrients for the United Kingdom. London: TSO, 1991.
6. GOV.UK. Composition of foods integrated dataset