Gravidez

      Vitamina E na gravidez fortalece o sistema imunológico

      por Equipe Danone Baby 22 de outubro de 2019 5 minutes

      A vitamina E deve ser obtida preferivelmente pela dieta, consumindo alimentos como azeite, brócolis e amêndoas

      A vitamina E na gravidez ajuda a proteger as células do corpo. A melhor forma de garantir os níveis adequados do nutriente é por meio da alimentação.

      O que é vitamina E?

      A vitamina E é uma vitamina lipossolúvel encontrada em muitos alimentos. O azeite e outros óleos vegetais são fontes particularmente boas. Com propriedades antioxidantes, uma das principais funções da vitamina E é proteger as membranas celulares de possíveis danos. Ela também contribui para pele e olhos saudáveis, além de fortalecer o sistema imunológico.

      A falta de vitamina E é rara (exceto em recém-nascidos) e, quando acontece, geralmente é associada aos problemas de má absorção por distúrbios no fígado ou na vesícula biliar. A escassez no organismo relaciona-se aos problemas neurológicos, ocasionando até dificuldade para andar.

      Fontes de Vitamina E

      Uma ingestão adequada de vitamina E durante a gravidez reduz a probabilidade de o bebê desenvolver asma, problemas respiratórios e outros problemas mais tarde. A dica é adicionar as seguintes fontes de vitamina E à sua lista de compras de gravidez:

      ● Azeite

      ● Sementes de girassol

      ● Amêndoas

      ● Avelãs

      • Ovos

      ● Brócolis

      Este é um material informativo sobre vitamina E na gravidez. Consulte sobre o médico e/ou nutricionista.

      Bibliografia:

      1. NHS Choices. Vitamin E

      2. British Nutrition Foundation. Vitamin E

      3. Turner SW et al. - Associations between fetal size, maternal α-tocopherol and childhood asthma. Thorax 2010;65(5):391-7.

      4. Devereux G et al. - Low maternal vitamin E intake during pregnancy is associated with asthma in 5-year-old children. Am J Resp Crit Care Med 2006;174(5):499-507.

      5. Department of Health - Dietary Reference Values for Food energy and Nutrients for the United Kingdom. London: TSO, 1991.

      6. GOV.UK. Composition of foods integrated dataset

      LEIA MAIS