Gravidez

      Vitamina K na gravidez é essencial para a recuperação após o parto

      por Equipe Danone Baby 22 de outubro de 2019 5 minutes

      A vitamina K é facilmente obtida na dieta, mas você deve verificar se o seu organismo e o do seu bebê estão recebendo o aporte suficiente

      A vitamina K na gravidez é essencial para a coagulação do sangue. Portanto, você e seu bebê devem estar com os níveis bem regulados dessa vitamina para que o parto e a recuperação transcorram bem.

      Embora a deficiência da substância seja rara, uma injeção é dada a todos os recém-nascidos para minimizar esse risco. Entenda por que ela é tão importante:

      Para que serve a vitamina K?

      Além de ser necessária para o desenvolvimento saudável dos ossos e a formação de proteínas no fígado, a vitamina K desempenha um papel fundamental na coagulação sanguínea, permitindo que as feridas se curem adequadamente. Isso é particularmente importante durante e logo após o parto, quando o corpo da mulher está se recuperando e começando a cicatrizar.

      Como, então, garantir a ingestão suficiente da vitamina K? Felizmente, uma dieta saudável e equilibrada deve bastar. E temos mais uma boa notícia: o teor de nutrientes dos alimentos ricos em vitamina K geralmente não é afetado pela forma de preparo. Vegetais e legumes como acelga, espinafre, brócolis, alface e aspargo possuem boas quantidades dela, crus ou cozidos.

      A quantidade de vitamina K que você precisa depende do seu peso: você necessita de cerca de 1 micrograma por kg de peso corporal por dia. Então, se você pesa 65kg, precisa de 65 microgramas de vitamina K por dia.

      Algumas condições médicas podem afetar sua capacidade de absorver nutrientes. Se houver risco de você não estar recebendo o suficiente, talvez seja necessário tomar um suplemento. Mas atenção: consulte primeiro o seu médico, pois a ingestão desnecessária de um suplemento pode afetar o seu bebê.

      Vitamina K no recém-nascido

      Embora seja improvável uma deficiência significativa de vitamina K, os recém-nascidos às vezes nascem com baixos níveis do nutriente. Por isso, uma diretriz do Ministério da Saúde recomenda a aplicação de vitamina K por meio de injeção intramuscular logo após o nascimento. Converse com o seu obstetra para entender em detalhes como funciona essa dose.

      Este é um material informativo sobre inserir vitamina K na gravidez. Consulte sempre o médico e/ou nutricionista.

      Bibliografia: NHS UK - Vitamin K, Shahrook S et al. - Vitamin K supplementation during pregnancy for improving outcomes, Stazi AV, Mantovani A. - A risk factor for female fertility and pregnancy: celiac disease, Puckett RM, Offringa M. - Prophylactic vitamin K for vitamin K deficiency bleeding in neonates.

      LEIA MAIS