Gravidez

      Zinco na gravidez atua na construção das células e DNA do bebê

      por Equipe Danone Baby 21 de outubro de 2019 5 minutes

      Uma alimentação balanceada, com quantidades adequadas de zinco, é essencial para o desenvolvimento do bebê

      O rápido crescimento e desenvolvimento dos tecidos e do DNA do seu bebê depende de um bom suprimento de zinco durante a gravidez. Esse mineral também é importante para a saúde da mulher durante a gestação e, por isso, é preciso ingerir os alimentos necessários.

      Um bloco de construção da vida

      O zinco, um mineral presente em muitos alimentos, desempenha um papel essencial na construção das células e do DNA do seu bebê durante a gravidez. Ele é necessário para a divisão celular e o crescimento dos tecidos.

      Como a gravidez é uma época em que o bebê está crescendo, de uma única célula para uma pessoa pequena composta por trilhões de células, uma ingestão saudável de zinco como parte de uma dieta bem balanceada é fundamental.

      O zinco também é bem conhecido por seus benefícios para o sistema imunológico, ajudando a proteger contra infecções e na metabolização de outros nutrientes vitais.

      Um bom começo para um cérebro saudável

      Além da multiplicação celular adequada, a ingestão adequada de zinco durante a gravidez tem outros benefícios para o bebê. Como o mineral é encontrado em altas concentrações no cérebro, ele contribui para o processo de aprendizagem que começa na primeira infância e segue durante toda a vida.

      Posso tomar zinco durante a gravidez?

      Além da multiplicação celular adequada, a ingestão adequada de zinco durante a gravidez tem outros benefícios para o bebê. Como o mineral é encontrado em altas concentrações no cérebro, ele contribui para o processo de aprendizagem que começa na primeira infância e segue durante toda a vida.

      Obter a quantidade correta de zinco é especialmente importante durante a gravidez, quando o sistema imunológico da mulher é naturalmente suprimido, deixando-o mais vulnerável à infecções. O zinco é um dos nutrientes que fornece suporte imunológico extra.

      A manutenção de uma ingestão saudável de zinco durante a gravidez também tem sido associada a um menor risco de parto prematuro.

      Confira abaixo alguns dos alimentos ricos em zinco:

      ● Ostras e mariscos bem cozidos;

      ● Carne vermelha, como carne, aves e peru;

      ● Aveia;

      ● Nozes, feijão e soja;

      ● Laticínios e ovos;

      ● Pão integral,

      ● Cereais fortificados

      ● Mingau com nozes;

      ● Ovo

      ● Salada de peru com amêndoas fatiadas;

      Assim, para avaliar a necessidade da suplementação de zinco durante a sua gravidez, consulte seu médico.

      Este é um material informativo sobre inserir tema. Consulte sempre o médico e/ou nutricionista.

      Bibliografia: Wellinghausen N. Immunobiology of gestational zinc deficiency; British Nutrition Foundation - Nutrition and development, short and long-term consequences for health; NHS UK - Why are pregnant women at higher risk of flu complications?; 4. WHO - Zinc supplementation during pregnancy; NHS UK. Vitamins and minerals – others

      LEIA MAIS