Gravidez

      7 perguntas fundamentais sobre gravidez para fazer ao obstetra

      por Equipe Danone Nutricia 24 de outubro de 2019 5 minutes

      Será que posso continuar a minha rotina de beleza? Quais medicamentos posso tomar?

      Se você está prestes a ser mamãe, já deve ter criado uma listinha com todas as perguntas sobre gravidez a fazer para o obstetra. Toda dúvida é válida, mas há algumas questões que não devem ficar de fora do bate papo com o médico. 

      Veja abaixo quais são elas:

      1 - Quais medicamentos posso utilizar durante a gestação?

      Pode ser que você precise usar medicamentos durante a gravidez, seja para aliviar uma dor de cabeça ou um caso grave de azia. O seu médico poderá fornecer uma lista de remédios seguros. Não tome nada sem ter certeza de que foi liberado pelo profissional de saúde.

      2 - Devo me preocupar com cólicas ou sangramentos?

      Algumas dores e pequenos sangramentos são normais no primeiro trimestre de gravidez, quando o óvulo fertilizado se implanta no útero e começa a crescer. No entanto, quando os sintomas são persistentes, pode ser sinal de uma infecção vaginal ou uterina. É preciso sempre avisar o médico.

      3 - Quanto peso devo ganhar na gestação?

      A quantidade de peso que você deve ganhar na gestação depende do seu índice de massa corporal (IMC), assim como de outras características do seu corpo e da sua gravidez. O médico irá te examinar e poderá te recomendar o ganho de peso adequado.

      4 - Quais exercícios posso fazer durante a gravidez?

      Manter-se ativa na gravidez é importante para que você e o bebê se mantenham saudáveis. Porém, nem todas as atividades físicas são seguras, e isso também depende das suas condições de saúde e do quanto você se exercitava antes de engravidar. Peça ao médico para sugerir o que for adequado.

      5 - Podemos discutir o meu plano de parto?

      Ter um plano de parto é recomendável. Certifique-se de revisá-lo com o seu médico e de tirar todas as dúvidas antes da hora H. Não se esqueça de que nenhuma pergunta é inútil!

      6 - Quais são as chances de precisar fazer uma cesariana?

      Esta questão é importante principalmente se você planeja ter um parto normal e natural. Como cada caso é um caso, é importante discutir com o médico quais as chances de precisar fazer uma cesariana. Mulheres com diabetes gestacional ou eclâmpsia são mais propensas a fazer cesárea.

      7 - Devo mudar a minha rotina de beleza?

      Alguns cosméticos podem prejudicar o bebê e a gravidez. Diga ao médico quais são os seus hábitos e quais produtos costuma utilizar. Ele poderá te orientar sobre o que é preciso deixar de lado e o que você pode continuar utilizando.

      Este é um material informativo. Consulte sempre o médico.

      LEIA MAIS