Gravidez

      As fases do trabalho de parto

      por Equipe Danone Nutricia 25 de outubro de 2019 5 minutes

      Você sabia que o trabalho de parto é dividido em quatro partes?

      Você sabia que o trabalho é dividido em quatro fases? Muitas de nós pensamos que é um processo único. Mas em vez disso, você passará por quatro momentos diferentes. 

      Veja o que acontece em cada uma das etapas:

      Primeira etapa: o início do trabalho de parto

      O trabalho de parto começa quando o útero se contrai. Estas são as primeiras contrações. Mas também pode começar com a perda de água, quando o líquido amniótico é liberado. Pode ser, inclusive, que as contrações não comecem assim que a sua bolsa estourar. 

      Além disso, há a saída do "tampão", que selou seu colo do útero durante a gravidez. Nos estágios iniciais do trabalho de parto, ou mesmo antes, ele pode sair. Você irá notá-lo como um muco espesso, pegajoso e manchado de sangue na calcinha ou quando usar o banheiro. 

      Nem todas as mulheres percebem esse fenômeno no início do trabalho de parto. 

      Segunda etapa: a abertura do colo do útero

      A cada contração, o colo do útero se abre um pouco mais até atingir um diâmetro de aproximadamente 10 cm. Esse processo varia em duração de uma gravidez para outra. No primeiro parto costuma ser mais demorado. 

      Terceira etapa: o parto

      O terceiro estágio do parto começa quando o colo do útero tem por volta de dez centímetros de dilatação e termina com o nascimento do seu bebê. Se este for seu primeiro, o terceiro passo poderá levar uma hora ou mais. Mas se você já tem um ou mais filhos, pode durar apenas cinco minutos.

      Durante o parto, as contrações e os seus impulsos permitirão que o bebê saia. Você notará que as contrações se tornarão muito intensas e que você terá que fazer bastante força. 

      Quarta etapa: a expulsão da placenta

      Pode parecer estranho, mas há mais um passo enquanto o bebê nasce! De fato, ainda há um pouco de trabalho a fazer - expulsar a placenta. Mas não se preocupe. A equipe médica estará com você e conduzirá o processo. Você nem vai perceber essa etapa, porque afinal estará de olho no bebezinho que já saiu!

      Este é um material informativo sobre trabalho de parto. Consulte sempre o médico.

       

      LEIA MAIS