Gravidez

      As regras de ouro para a atividade física na gravidez

      por Equipe Danone Nutricia 21 de outubro de 2019 5 minutes

      Ioga, natação e caminhada são algumas das atividades físicas benéficas na gestação

      No passado, a gestação era tratada cheia de dedos e muitas mamães evitavam se exercitar. Hoje, sabe-se que a atividade física na gravidez é, na verdade, muito benéfica. Na maioria dos casos, também é segura e eficaz. Mas para evitar maiores problemas, deve-se sempre consultar o médico.

      Se você era ativa ou sedentária antes da gravidez, continuar ou iniciar uma rotina de exercícios segura durante a gravidez pode ser uma das melhores coisas a fazer por você e pelo seu bebê. Saiba mais:

      O que é considerado “exercício”?

      Qualquer atividade que desenvolva e mantenha a aptidão física pode ser considerada “exercício” e pode ser benéfica se realizada durante a gravidez. Mas como cada mulher é única e cada gravidez é diferente, você não deve se comparar a outra gestantes. Basta fazer o seu melhor, dentro das suas condições de saúde e sempre consultando o seu médico.

      Quais exercícios são seguros durante a gravidez

      Há uma série de atividades projetadas especificamente para mães grávidas, como ioga. Mas, se você gosta de correr, nadar ou ir à academia, pode continuar sua rotina habitual com algumas modificações. Lembre-se: em alguns dias você pode se sentir mais enérgica do que em outros. Portanto, sempre se exercite seu próprio ritmo.

      Veja a lista abaixo de atividades físicas que podem ser feitas durante a gravidez:

      ● Correr ou caminhar rápido é gratuito e pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora. Mesmo uma corrida suave ou um passeio com o cachorro podem aumentar sua frequência cardíaca o suficiente para ser benéfico ao organismo.

      ● Nadar durante a gravidez é relaxante para a mente e tem baixo impacto no corpo. A maioria dos movimentos de natação são seguros.

      • O treinamento de força, usando pesos moderados em vez de pesados, normalmente é seguro no caso das mulheres que já faziam essas atividades antes de engravidar.

      ● Ioga na gravidez ajuda a relaxar, conectar-se ao seu bebê, a reter força e a ter mais flexibilidade.

      A regra de ouro

      Quaisquer que sejam seus níveis de condicionamento físico ou o estágio da gravidez, ouça seu corpo. Se você estiver cansada demais, seu coração estiver acelerado ou estiver se sentindo tonta, pare e descanse. Alguma atividade - não importa quão pequena - é melhor do que nenhuma. Toda mãe e toda gravidez são únicas.

      Próximos passos

      Informe o seu médico ou parteira sobre sua intenção de se exercitar durante a gravidez.

      ● Informe também o seu instrutor de ginástica. Ele pode oferecer aulas personalizadas e ficar atento em caso de emergências.

      ● Leia sobre os incríveis benefícios do exercício para você e seu bebê.

      ● Verifique se está se exercitando com segurança.

      Referências bibliográficas:

      1. Juhl et al. - Is swimming during pregnancy a safe exercise? Epidemiology 2010;21(2):253-8.

      2. Tommy’s. Symphysis Pubis Dysfunction (SPD) or Pelvic Girdle Pain (PGP)

      Este é um material informativo sobre atividade física na gravidez. Consulte sempre o médico e/ou nutricionista.

      LEIA MAIS