Gravidez

      Azia na gravidez: por que é tão comum e o que fazer para aliviar

      por Equipe Danone Nutricia 26 de Janeiro de 2018 5 minutos

      Geralmente os sintomas de queimação vêm acompanhados de refluxo, ânsia e enjoo. Saiba o que causa o problema e algumas dicas para amenizá-lo. 

      Queimação no estômago, dor de barriga, náuseas e enjoo antes e depois das refeições: estudos científicos apontam que 70% das gestantes apresentam azia na gravidez.

      o que causa a azia na gravidez

      A azia na gravidezs é causada pelas alterações hormonais e também pela compressão do sistema gástrico – que compreende órgãos como estômago e intestinos delgado e grosso, responsáveis pela digestão – que precisa ceder espaço para o útero, que sofrerá um aumento progressivo durante os 9 meses, podendo aumentar de 500 a 1.000 vezes o seu próprio tamanho.

       

      quais alimentos podem piorar a azia

      Alimentos muitos pesados e de odores fortes, principalmente quando são consumidos à noite, podem piorar a azia. Além disso, alguns alimentos ainda podem irritar o estômago, agravando ainda mais o quadro, principalmente aqueles que contêm uma dose alta de cafeína ou que são extremamente condimentados.

      como aliviar a azia na gravidez

      Para amenizar os sintomas da azia, alguns especialistas indicam que as grávidas fracionem as refeições, isto é, consumam porções menores em intervalos de, mais ou menos, duas horas. Comer em ambientes arejados e tranquilos também é uma das dicas de ouro, pois o ambiente em que são feitas as refeições é determinante para a sua qualidade. Também é importante não se deitar após as refeições.

      No caso de mulheres que possuem refluxo, outro sintoma muito comum durante a gestação, alguns médicos e nutricionistas podem sugerir a elevação da cabeceira da cama. Isso evita aquela sensação de que a “comida está voltando”, recorrente em pessoas com refluxo.

      Aumentar o consumo  e a variedade de fibras, frutas e vegetais é fundamental para manter uma dieta saudável e balanceada. Essa é uma das melhores e mais eficazes formas de melhorar o sistema gástrico, o que ameniza o aparecimento dessas complicações ao mesmo tempo em que fornece nutrientes e vitaminas para o pequeno que está crescendo dentro do útero.

      A azia é um dos problemas comuns na gravidez, assim como a dor nas costas e as manchas na pele. Estar preparada para eles, assim como contar com a ajuda de profissionais de saúde, parentes e amigos, é fundamental para viver tal fase com mais tranquilidade.

       

      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

      Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rotinas Assistenciais - “Pequenos Distúrbios da Gravidez”.

      Direção-Geral da Saúde - “Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável Alimentação e Nutrição na Gravidez”, 2015.

      Hospital Nossa Senhora da Conceição, Porto Alegre, Rio Grande do Sul - “Atenção à Saúde da Gestante em APS”, 2011.

      Leia mais

      Perguntas sobre nossos produtos?

      Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!