Gravidez

      Como prevenir e aliviar dor nas costas na gravidez

      por Equipe Danone Nutricia 21 de outubro de 2019 5 minutes

      Um banho quente ou uma massagem relaxante podem ajudar; mas se a dor nas costas estiver incomodando muito, converse com o médico

      Muitas mulheres sentem dor nas costas na gravidez, especialmente no terceiro trimestre. Geralmente, isso se deve ao peso do barrigão, que força a região da lombar para a frente. Além disso, conforme o seu corpo se prepara para o parto, os ligamentos ficam mais flexíveis, deixando a parte inferior da coluna dolorida.

      Como prevenir dor nas costas na gravidez

      Postura: é realmente importante e pode fazer toda a diferença para evitar dores nas costas durante a gravidez. Quando estiver em pé, imagine que um fio invisível está te puxando para cima e mantenha as costas retas.

      ● Sentado: a forma de sentar também é importante. Tente não relaxar muito e mantenha as costas retas. Se necessário, apoie as costas em uma almofada.

      ● Dormindo: Ao dormir, fique de lado e coloque um travesseiro entre os joelhos para se manter na posição correta. Além disso, use os braços para ajudar a se levantar.

      ● Sapatos: conforto é essencial. Algumas mulheres preferem sapatos baixos, enquanto outras se sentem melhor usando salto. Basta escolher o que for mais confortável para você.

      ● Manter-se em forma: isso também ajuda a aliviar as dores nas costas durante a gravidez. Veja se você pode participar de aulas de exercícios pré-natais ou de ioga, por exemplo. Nadar e caminhar com regularidade pode ajudar.

      ● Evite levantar qualquer coisa pesada, afinal, você já está carregando um bebê em crescimento. Se precisar pegar algo pesado, lembre-se de dobrar os joelho. Se necessário, peça ajuda.

      Tratando as dores nas costas

      Se as dores estiverem incomodando, um banho quente pode ajudar a aliviar a tensão. Algumas mulheres, no entanto, preferem usar uma bolsa de gelo. Por fim, uma massagem suave pode deixar a gestante bem mais relaxada.

      Se nada disso resolver, converse com o seu médico para que ele oriente o procedimento mais adequado.

      Lembre-se sempre que é uma dor passageira. Daqui a pouco esse peso todo sairá e você terá um lindo bebê nos braços.

      Este é um material informativo sobre dor nas costas na gravidez. Consulte sempre o médico e/ou nutricionista.

      LEIA MAIS