Gravidez

      Constipação na gravidez: causas e como aliviar o desconforto

      por Equipe Danone Nutricia 24 de outubro de 2019 5 minutes

      Adotar uma dieta rica em fibras, beber bastante água e praticar atividade físicas são práticas que ajudam a lidar com a constipação

      A constipação na gravidez é um problema recorrente que afeta boa parte das gestantes. Além disso, a condição pode se manifestar logo cedo, no segundo ou terceiro mês de gravidez, e piorar conforme a gestação avança e o útero aumenta de tamanho.

      O que causa a constipação na gravidez?

      A constipação caracteriza-se por movimentos intestinais irregulares que causam sensação de inchaço, dor ou desconforto abdominal, além de fezes sólidas e dificuldade para ir ao banheiro. 

      Assim como muitos outros sintomas de gravidez, os hormônios são os "culpados" pela constipação. A progesterona faz com que os músculos do intestino relaxem, permitindo que os alimentos permaneçam por mais tempo no trato digestivo. 

      Por um lado, isso permite que os nutrientes sejam absorvidos pela corrente sanguínea e, portanto, cheguem ao bebê. Por outro, você acaba acumulando resíduos. Além disso, seu útero em expansão ocupa espaço, restringindo as atividades habituais do intestino. 

      A constipação na gravidez também pode ser causada por uma dieta pobre em fibras, sedentarismo ou até mesmo pelas preocupações e ansiedades naturais da gestação. 

      Como lidar com a constipação na gravidez

      Veja, abaixo, o que fazer para aliviar a constipação na gravidez:

      • Adotar uma dieta rica em fibras, consumindo alimentos como frutas, vegetais e cereais
      • Beber bastante água para ajudar a eliminar as fezes que tanto incomodam
      • Exercitar-se com frequência, adotando atividades como caminhada ou natação

      Atenção: Tome cuidado com o uso de laxantes ou outros remédios que prometem milagres quando se trata de aliviar a constipação. Só o médico pode indicar a medicação correta, caso necessário. 

      Este é um material informativo sobre constipação na gravidez. Consulte sempre o médico e/ou nutricionista.