Gravidez

      Entenda a vontade frequente de urinar na gravidez

      por Equipe Danone Nutricia 10 de Outubro de 2017 5 minutos

      Isso acontece porque a bexiga é comprimida pelo útero conforme ele aumenta de tamanho para suportar o crescimento do bebê

      Durante a gravidez, a gestante pode se queixar de uma série de sintomas típicos. Um dos mais comuns é a vontade de urinar frequentemente, pois a bexiga é comprimida pelo útero conforme ele aumenta de tamanho para suportar o crescimento do bebê.

      A vontade constante de urinar pode começar logo no início da gestação. Muitas vezes, é um dos sintomas que ajudam a mulher a identificar a gravidez. Inicialmente, é consequência do aumento do volume do útero. Nas duas últimas semanas, a frequência se intensifica por causa do encaixe da cabeça do bebê na bacia da mãe, o que é chamado de “queda do ventre”.

      Como reduzir a vontade frequente de urinar

      Durante a noite, a grávida pode levantar muitas vezes para urinar. Às vezes, ela só precisa liberar um líquido transparente que nem se parece com urina. Para reduzir as idas ao banheiro, o ideal é reduzir a ingestão de líquidos antes de ir dormir. No entanto, é importante se manter hidratada sempre.

      Nos últimos meses de gestação, algumas mulheres encontram alívio ao balançar o corpo para frente e para trás enquanto estão no banheiro. Isso ajuda a diminuir a pressão do útero na bexiga, para que possa ser corretamente esvaziada. Assim, não há líquido residual para ser expelido logo em seguida.

      aplv-1-1-807x350.jpg

      Quando procurar ajuda

      Mulheres que sentem dor ou expelem sangue ao urinar precisam de tratamento médico. Assim que notar os sintomas, é importante entrar em contato com o médico ou ir até uma unidade de saúde de emergência. Beber bastante líquido pode ajudar a aliviar a dor, mas o ideal é procurar ajuda profissional imediatamente. Não tome nenhum medicamento por conta própria.

      O médico poderá identificar a presença de uma infecção urinária, bastante comum entre mulheres. Durante a gravidez, no entanto, a condição pode trazer consequências mais graves. No geral, ela só afeta a bexiga e a uretra. Mas se afetar os rins, o bebê pode nascer prematuro e com baixo peso.

      Os principais sintomas da infecção urinária são vontade frequente de urinar, dificuldades para urinar, sensação de queimação na uretra e urina que parece turva ou tem odor.

      A vontade frequente de urinar também pode ser sintoma de outro problema de saúde: a diabetes gestacional. Ela pode ocorrer em qualquer estágio, mas é mais comum no segundo semestre. A doença aparece quando o corpo não produz insulina suficiente, um hormônio que ajuda a controlar a quantidade de açúcar no sangue.

      A diabetes gestacional pode causar problemas para mãe e bebê durante a gravidez e após o nascimento. O feto pode nascer prematuro ou crescer mais do que o normal, o que traz complicações para o parto. A doença também aumenta o risco de desenvolver pré-eclâmpsia, uma condição que pode causar o aumento da pressão sanguínea e trazer consigo uma série de complicações. Procurar o médico imediatamente é fundamental. Quando tratada, a diabetes gestacional traz menos riscos de saúde.


      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

       Sociedade Brasileira de Pediatria (“Filhos: da gravidez aos 2 anos de idade”
      Site oficial do Sistema Nacional de Saúde do Reino Unido (“Common health problems in pregnancy” e “Gestational Diabetes”)
      Web Medical Team (“What if I get a UTI when I’m pregnant”)

       

      Leia mais

      Perguntas sobre nossos produtos?

      Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!