Gravidez

      Estrias na gravidez: por que são tão recorrentes? 

      por Equipe Danone Nutricia 24 de outubro de 2019 5 minutes

      Comuns entre as gestantes, não há remédio milagroso para prevenir as estrias na gravidez 

      As indesejáveis estrias na gravidez são parte das tantas mudanças físicas que a futura mãe costuma sofrer nesse período. Elas geralmente aparecem na barriga, seios ou na parte superior das coxas à medida que a gestação progride. 

      O primeiro sinal das estrias na gravidez é uma coceira em uma área onde a pele está ficando mais fina. Apesar de um pouco incômodas, principalmente do ponto de vista estético para muitas mulheres, não são prejudiciais. Após o nascimento do bebê, as marcas vão se tornando cicatrizes mais pálidas e podem até desaparecer completamente.

      O que causa estrias na gravidez?

      As estrias são comuns entre as mulheres e não afetam apenas as grávidas. Elas podem surgir quando estamos crescendo, durante a puberdade, ou quando engordamos. Mas as alterações hormonais na gravidez podem afetar a pele e aumentar a probabilidade de manifestá-las. 

      As estrias ocorrem quando a camada média da pele, chamada derme, estica-se e rompe em alguns lugares. Obtê-las ou não depende muito do seu tipo de pele, pois ela pode ser mais ou menos elástica. 

      Prevenir estrias na gravidez?

      Infelizmente, não há remédio milagroso para evitar estrias na gravidez. Certos cremes e loções dizem ajudar a preveni-las, mas não há evidências científicas de que realmente funcionem. 

      No entanto, é importante manter a pele hidratada. Bons hidratantes tonificam e deixam a pele mais suave, controlando também a coceira causada pela barriga em crescimento. Por fim, não deixe de beber bastante água, o que também ajuda a manter a pele hidratada. 

      Este é um material informativo sobre estrias na gravidez. Consulte sempre o médico e/ou nutricionista.

      Bibliografia: National Health System (UK) - Stretch marks in pregnancy, Web Medical Team - The Truth About Pregnancy Stretch Marks