Gravidez
      Exames na gravidez: saiba quais são obrigatórios

      Exames na gravidez: saiba quais são obrigatórios

      por Equipe Danone Nutricia 6 de Setembro de 2017 5 minutos

      Os exames feitos na gestação são importantes para evitar complicações de saúde para mãe e bebê

      Assim que descobre a gravidez, a futura mamãe deve escolher o obstetra que irá acompanhá-la durante todo o processo. Além das consultas, ele irá solicitar uma série de testes. Os exames durante a gestação são importantes para monitorar a saúde da mulher e do bebê.

      Durante o pré-natal, a saúde da mãe e do filho são controladas minuciosamente para prevenir e tratar qualquer distúrbio a tempo. Por meio dos exames clínicos, o obstetra avalia as condições físicas da mulher grávida e o desenvolvimento do feto.

      Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), há uma variação entre os exames pedidos pelos obstetras. Mas certos testes são obrigatórios e toda gestante deve fazer.

      aplv-1-1-807x350.jpg

      Exames na gravidez

      Sangue

      A gestante deve fazer quatro exames de sangue:

      • Identificação do tipo sanguíneo e do fator RH: o objetivo é verificar o grupo sanguíneo da mãe (O, A, B ou AB) e identificar se ela apresenta o fator RH negativo ou positivo.
        Se a mãe estiver grávida pela segunda vez e for RH negativo e o pai RH positivo, há o risco de a mãe produzir anticorpos contra o sangue do bebê, que pode ser RH positivo. Se isso acontecer, há riscos para a saúde do feto, que podem ser evitados por meio da aplicação de uma imunoglobulina específica.
      • Hemograma: o hemograma é o exame que todo mundo deveria fazer com certa regularidade. Durante a gravidez, seu objetivo é detectar uma possível anemia (redução de glóbulos vermelhos) e infecções (aumento de glóbulos brancos).
      • Glicemia: detecta a existência da diabetes e, em casos mais leves, a intolerância à glicose. As duas condições podem se manifestar durante a gestação. O exame deve ser feito no início da gravidez e repetido entre 26 e 28 semanas.
      • Sorologia: o exame detecta doenças precocemente, como sífilis, rubéola, toxoplasmose, hepatite e HIV. Quando não detectar nenhuma doença, deve ser repetido nos trimestres seguintes.

      Urina

      O exame de urina serve para diversos fins. O primeiro é detectar a presença de infecção urinária, relativamente comum em mulheres. Mas também pode servir para o acompanhamento de gestantes diabéticas e hipertensas ou para identificar a presença de proteína na urina.

      Se houver cristais na urina, há a tendência de a gestante formar cálculos urinários, as famosas pedras nos rins.

      Fezes

      O exame não é obrigatório, mas é recomendado. Ele detecta a maioria das parasitoses intestinais que podem ser tratadas a partir do segundo trimestre de gravidez.

      Ultrassonografia

      A ultrassonografia não é útil apenas para descobrir o sexo do bebê, mas também para verificar sua posição, idade gestacional, data provável do parto e desenvolvimento dos órgãos. Ele também detecta se a gestante está ou não grávida de gêmeos.

      Papanicolau

      O exame deve ser realizado anualmente por todas as mulheres. Seu objetivo é a prevenção do câncer de colo de útero. A gestante deve fazê-lo uma vez.

      Pesquisa de estreptococo do grupo B

      Quando a gestante apresenta o estreptococo do grupo B, uma bactéria, o bebê pode sofrer com graves problemas respiratórios após o nascimento, independentemente do parto ser normal ou cesariana.

      Para identificar a presença da bactéria, analisa-se a secreção vaginal da mulher no final da gravidez. Se necessário, ela é tratada com antibiótico específico durante o pré-natal e, em alguns casos, o tratamento se estende ao período em que a mulher fica na maternidade.


      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

       Sociedade Brasileira de Pediatria (“Filhos: da gravidez aos 2 anos de idade”)

      Leia mais

      Perguntas sobre nossos produtos?

      Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!