Gravidez

      O papel do pai do bebê durante o parto

      por Equipe Danone Nutricia 25 de outubro de 2019 5 minutes

      A mulher faz todo o trabalho pesado durante o nascimento do bebê. Mas qual é o papel do pai?

      Antigamente, parteiras e médicos ginecologistas eram os únicos presentes durante o parto. Agora, o pai quase sempre participa. Seu papel é apoiar a parceira, afinal, toda mamãe precisa de alguém em quem possa confiar neste momento sensível e especial.

      Mas o que o pai da criança deve fazer durante o parto? Em primeiro lugar, pode garantir que os seus desejos da mulher sejam respeitados durante o parto. Além disso, pode ajudá-la a relaxar e a controlar a sua respiração. Quando as contrações se tornarem muito intensas, pode apertar a mão dele com bastante força. 

      Veja, abaixo, alguns passos para que o pai seja incluído no nascimento do filho:

      1 - Escrever o plano de parto com antecedência

      Como a mulher vai dar à luz, ela é a responsável pelas principais escolhas, como local onde o parto irá ocorrer, quem estará presente, em qual posição prefere ficar e assim por diante. O pai, no entanto, deve estar presente para ajudar a parceira a tomar decisões e, também, estar por dentro de tudo que vai acontecer na hora H. Assim, ele estará mais preparado para garantir que as escolhas da mãe sejam respeitadas.

      2 - Familiarizar-se com o que vai acontecer 

      Antes do nascimento, a mulher e seu parceiro podem fazer um tour pelas instalações hospitalares onde o parto irá ocorrer. As aulas pré-natais também ajudam o casal a estar preparado. 

      3 - Dar apoio para a parceira

      O pai tem funções práticas bastante importantes, mas um dos seus maiores papéis é de ordem emocional: simplesmente estar presente, ficar tranquilo e encorajar a parceira em todas as etapas do processo doce e assustador que é se tornar mãe. 

      4. Fazer o anúncio do nascimento

      Alguns casais optam por avisar sobre o nascimento do filho apenas depois de alguns dias, quando o bebê já está em casa. Mas, a maioria, ainda prefere postar uma foto ou mandar um recadinho para os amigos logo depois do parto. Essa é uma atividade que cabe ao pai. É ele também que deve organizar a agenda de visitas durante a estadia na maternidade.

      Este é um material informativo sobre o papel do pai durante o parto. Consulte sempre o médico.

      LEIA MAIS