Gravidez
      Parto tardio: como lidar com a espera ansiosa pela chegada do bebê

      Parto tardio: como lidar com a espera ansiosa pela chegada do bebê

      por Equipe Danone Nutricia 25 de outubro de 2019 5 minutes

      O parto tardio é recorrente e gera ansiedade nas mamães, mas a espera também é uma oportunidade para colocar a vida em ordem antes do nascimento do bebê

      Prever a data exata do nascimento do bebê é algo delicado, o que significa que o parto tardio é comum. Embora o bebê esteja a termo com 38 semanas e o cálculo da data provável do parto considerar 40 semanas, muitas gestações chegam às 42 semanas. É claro que a ansiedade fica grande, mas essa espera é o momento perfeito para fazer todas as pequenas coisas que você ainda não teve tempo. 

      Se você não estiver conseguindo relaxar enquanto aguarda o nascimento do bebê, há algumas medidas que podem tornar a espera mais doces. Veja:

      • Visite amigos que moram perto de você ou faça pequenas caminhadas na região onde mora. Mas mantenha seu celular à mão!
      • A menos que você tenha um chef de cozinha disponível para fazer as suas refeições, seu freezer irá salvar a sua vida quando seu bebê chegar. Certifique-se de que ele esteja cheio de saborosas refeições caseiras.
      • Educadamente, peça a seus amigos e familiares que não liguem a cada hora para saber se o trabalho de parto começou. Diga a eles que você irá avisá-los quando a hora chegar.
      • Use seu tempo para fazer com o parceiro atividades que os dois aprecieml. Você provavelmente não terá tempo para fazê-las quando o bebê chegar. 
      • Aproveite para fazer uma limpa no seu armário e jogar fora tudo o que não serve mais, como papelada inútil e roupas que não usa mais.
      • Examine seu guarda-roupa. Certifique-se de ter peças suficientes e encontre roupas que você gostaria de usar assim que não estiver mais grávida. 

      Tudo isso parece demais para você? Não tem problema. Guarde as suas energias para o parto! Que tal fazer uma maratona da sua série de filmes favoritos?

      Como saber se o parto está chegando

      Há alguns sinais que avisam a futura mamãe sobre a chegada do parto, como as famosas contrações, a eliminação do tampão mucoso, a diminuição da quantidade de movimentos fetais e a queda do ventre, que ocorre quando o bebê desce e encaixa a cabeça na pelve materna (bacia). O processo diminui um pouco o tamanho da barriga e traz alívio para a gestante, facilitando a respiração e a digestão. 

      Este é um material informativo sobre parto tardio. Consulte sempre o médico.

      LEIA MAIS