Gravidez

      Tonturas na gravidez: causas e quando procurar o médico

      por Equipe Danone Nutricia 21 de outubro de 2019 5 minutes

      As tonturas na gravidez podem ser causadas por quedas no nível de glicose ou ondas de calor

      Sentir tonturas na gravidez é relativamente comum. Mas, apesar de ser desconfortável, o sintoma não costuma trazer consequências mais graves.

      As causas das tonturas na gravidez

      Pressão sanguínea

      Durante o primeiro trimestre da gravidez, seu sistema circulatório age mais rápido para permitir que o sangue alimente seu bebê. Isso significa que sua corrente sanguínea começa a trabalhar horas extras e, durante o segundo trimestre da gravidez, a pressão nos vasos sanguíneos pode causar tonturas e desconforto.

      ● Anemia devido ao baixo teor de ferro

      A deficiência de ferro pode ser determinada por uma punção e tratada com suplemento de ferro em comprimidos. Você também pode melhorar seus níveis deste mineral ingerindo muitos alimentos ricos nele, como carne e vagem.

      ● Nível de glicose

      Se a sua última refeição foi feita há muito tempo, seu nível de glicose no sangue poderá estar baixo, causando tonturas leves. Um lanche rápido poderá resolver o problema. A recomendação dos médicos é que as gestantes devem se alimentar de três em três horas.

      ● Calor

      A gravidez também pode causar ondas de calor e, portanto, uma sensação de desconforto. Tomar um pouco de ar fresco e beber uma bebida gelada ajudam a amenizar o calor.

      ● Posição

      Você também pode sentir tonturas quando estiver deitada de costas. Nessa posição, o seu útero estará pressionando um vaso sanguíneo, o que prejudica o fornecimento de oxigênio tanto para você, quanto para o seu bebê.

      como evitar tonturas na gravidez

      À medida que sua barriga cresce, seu senso de gravidade muda. Comece diminuindo o ritmo e siga as dicas abaixo para reduzir o desconforto:

      ● Não se levante muito rapidamente da cama ou cadeira;

      ● Evite banhos quentes para evitar ondas de calor;

      ● Se ficar em pé por um longo tempo, tente contrair os músculos das nádegas ou agite os dedos dos pés para estimular a circulação;

      ● Evite sentir fome, para que o nível de glicose no sangue não caia.

      ● Faça a verificação da pressão arterial periodicamente

      ● Beba água para se manter hidratada.

      Quando consultar o ginecologista?

      Se você sentir que ainda está fraca e propensa a sentir muitas tonturas durante a gravidez (especialmente se o desconforto for acompanhado de visão turva, palpitações, náuseas ou dores de cabeça), não hesite em conversar imediatamente com seu médico. É sempre bom ter a segurança de que tudo vai bem com você e com o bebê.

      Este é um material informativo sobre tontura na gravidez. Consulte sempre o médico e/ou nutricionista.

      LEIA MAIS