Primeiros Meses

      12 brincadeiras para fazer com o bebê de 1 mês

      por Equipe Danone Baby 28 de Setembro de 2017 5 minutos

       Brincar com seu filho é tão importante quanto dar o peito, trocar a fralda ou dar banho

      Seu filho está prestes a completar um mês. E para além das noites em claro que insistem em desestabilizar toda aquela rotina que você, certamente, havia preparado, há uma outra necessidade tão importante quanto dar o peito, trocar a fralda e dar banho: brincar. Brincar com o bebê é uma das formas mais estimulantes para o desenvolvimento físico e cognitivo – até os dois anos de idade é que acontece o maior salto cognitivo da vida.
      A gente sabe que mexer numa criaturinha tão pequena e sensível traz medo e insegurança até para a mãe mais experiente, mas com movimentos simples e cuidadosos vocês poderão se divertir à beça e é, claro, estreitar ainda mais os vínculos. Confira abaixo 12 brincadeiras para fazer com seu filho de um mês:

      1 - Junte as mãozinhas do seu filho, como se fosse bater palminhas. Mantenha as duas unidas, converse com ele enquanto repete o movimento.

      2 - Delicadamente, erga o tronquinho do bebê do travesseiro, e depois o deite novamente. Este movimento o ajudará a fortalecer o corpinho.

      3 - Seja pela manhã, de tarde, ou de noite, coloque uma música calminha para tocar. Pode ter letra ou não. Cante para o bebê olhando em seus olhos, numa distância de até vinte centímetros de seus olhos.

      aplv-1-1-807x350.jpg

      4 - Converse bastante com o seu filho, seja na hora de acordar, de trocar a fralda, durante a mamada ou até mesmo quando está colocando ele para dormir. Quanto mais você conversar com ele, mais cedo ele poderá aprender a falar.

      5 - Faça bastante carinho no bebê e também o ensine a fazer carinho em você: leve sua mãozinha até o seu rosto, faça movimentos suaves com ela na sua pele. Converse enquanto faz isso, você verá o quanto este momento será especial.

      6 - Sempre mude seu pequeno de posição, mas nunca o deixe dormir de bruços porque é extremamente perigoso. Ele se divertirá descobrindo as possibilidades e posições do próprio corpo.

      7 - Faça caretas divertidas para o seu filho, logo você verá que ele é capaz de imitá-las com destreza. Cair na gargalhada será inevitável.

      8 - Posicione objetos macios, super coloridos e chamativos, como bichinhos ou bolinhas de pelúcia numa distância de vinte centímetros do seu pequeno. É neste raio de distância que ele conseguirá enxergar nitidamente até o segundo mês de vida. Isso despertará nele a curiosidade e a vontade de se locomover para pegá-los.

      9 - Quando seu pequeno estiver no colo, movimente brinquedos chamativos de um lado para o outro para que ele acompanhe com os olhos e comece a virar a cabecinha, isso ajudará na sua coordenação motora.

      10 -Use um chocalho para estimular seu pequeno, toque em alguns momentos em que ele estiver brincando e  observe seu comportamento. Ele certamente gostará, mas alguns gostam mais do que outros.

      11 - Quando estiver acordado e você puder ficar por um tempinho mais prolongado com ele, coloque seu filho de bruços na cama ou em outra superfície plana e o observe. Uma boa ideia para estimular sua movimentação é deixar alguns de seus brinquedos favoritos na sua frente. Ele tentará se locomover até eles. Sempre fique por perto para evitar acidentes.

      12 - Ajude o pequeno a chupar suas próprias mãozinhas, mas elas devem estar sempre lavadas e limpas, é claro. Essa é uma excelente maneira de acalmá-lo.

       

      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

      “A criança e o brincar” - Universidade Rural do Rio de Janeiro.
      “Tipos de jogos que fazem parte da infância” - Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.
      “O desenvolvimento motor normal da criança de 0 à 1 ano: orientações para pais e cuidadores” -  Fundação Oswaldo Aranha.
      "Filhos: da gravidez aos 2 anos de idade" - Sociedade Brasileira de Pediatria

      Leia mais

      Perguntas sobre nossos produtos?

      Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!