Primeiros Meses

      Quando o bebê começa a dormir a noite toda?

      por Equipe Danone Baby 24 de Julho de 2018 5 minutos

      Pais podem ajudar o bebê a dormir a noite toda estabelecendo uma rotina de sono para o pequeno

      Mães e pais que não dormem uma noite completa desde o nascimento do bebê mal podem esperar por algumas horas seguidas de sono. Felizmente, a partir dos três meses de idade, seu filho começará a dormir melhor e a tirar menos sonecas durante o dia.

      aplv-1-1-807x350.jpg

      A maioria dos recém-nascidos precisa de cerca de 16 horas de sono por dia, mas os horários variam muito. Geralmente, pegam no sono logo após a mamada, em ciclos que podem ocorrer de três em três horas. Portanto, o sono fica muito fragmentado nos primeiros meses de vida.

      Quando o bebê começa a dormir a noite toda?

      Entre três e seis meses de idade, muitos bebês começam a dormir a noite toda. É improvável que seu filho durma 10 horas de uma vez, mas provavelmente dará início a um sono longo e sem interrupções, acordando para mamar apenas uma vez durante a noite. Aos três meses, deverá dormir de 9 a 10 horas por noite. Já a partir dos seis meses, poderá dormir até 14 horas por noite.

      Quando começa a dormir a noite toda, o bebê precisa de duas ou três sonecas durante o dia. Esses momentos são bastante importantes tanto para ele, quanto para você. A criança precisa descansar para ficar menos irritada e aproveitar o dia. Os pais também precisam descansar um pouco e podem aproveitar o tempo livre para fazer tarefas do dia a dia.

      Se o seu bebê já tem cerca de quatro meses de idade e ainda não está dormindo a noite toda, não se preocupe. Tente ajudá-lo deixando-o dormir pelo maior tempo possível. Não acorde-o para mamar e mantenha o quarto escuro e silencioso. Deixe a diversão para o dia a dia.

      Como ajudar o bebê a dormir a noite toda

      Os pais ou cuidadores devem ajudam a estabelecer uma rotina de sono para o bebê. Primeiro, aprenda a notar os sinais de cansaço, como:

      • Esfregar os olhos
      • Bocejar
      • Agitação

      Além de manter o quarto escuro e silencioso, estabeleça algumas atividades que estimulem a criança a dormir, como dar um banho quente, ler um livro e massagear suas gengivas. Deixe que fique calmo e sonolento antes de colocá-lo no berço, e coloque-o sempre na mesma posição (sempre de barriga para cima, nunca de bruços). O objetivo é colocar o bebê na caminha enquanto ainda estiver sonolento, antes de adormecer.

      Se o bebê acordar durante a noite, espere um pouco antes de acender as luzes ou pegá-lo no colo. O bebê poderá voltar a dormir em breve. Se o choro persistir, pode ser que esteja com fome ou precise de uma troca de fraldas.

       

      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

      Stanford’s Children Health (“Infant Sleep”), Web Medical Team (“Answers About Your Baby’s Sleep”), National Health Service - Reino Unido (“How much sleep do children need”) 

      Leia mais

      Perguntas sobre nossos produtos?

      Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!