Primeiros Meses

      14 medidas de segurança para evitar acidentes ao engatinhar

      por Equipe Danone Baby 21 de Julho de 2017 5 minutos

      Dicas para que este momento não seja lembrado como um trauma devido a um acidente

      Quando o seu bebê começa a engatinhar, o que geralmente acontece entre os 8 e 9 meses de idade, a tendência é que ele comece a escalar coisas, como sofás, cadeiras e pequenas mesinhas. Este é um momento de descoberta espacial e temporal para ele devido ao exercício de ampliação do campo visual. Quanto tempo levarei para chegar em determinado lugar? Quais serão os movimentos necessários para alcançar determinado brinquedo? Qual é o tamanho do meu corpinho e como ele se posiciona no espaço?

      E para que ele se movimente cada vez mais, é indispensável que os pais o estimulem oferecendo mais possibilidades de locomoção. Uma boa maneira de mostrar ao bebê como se faz é fazendo, ou seja, engatinhando pela casa. Algumas crianças podem nunca engatinhar devido a particularidades genéticas, ou a falta de estímulos. Outras, antes de engatinharem, podem se rastejar e andar de cócoras.

      No entanto, é muito importante que sejam tomadas algumas medidas necessárias de segurança para que este momento tão importante na vida da criança não seja lembrado como um trauma devido a um acidente.

      aplv-1-1-807x350.jpg

      Medidas para deixar a casa mais segura para seu bebê

      • Se você mora em uma casa ou apartamento com escadas, coloque portões de segurança removíveis para evitar que o seu bebê suba nos degraus e caia. Sempre lembre de fechá-los corretamente depois que passar por eles.
      • Se há frestas ou outras pequenas aberturas em varandas, corrimões e portas com um espaço maior que 6,5 cm, é importante vedar com telas de segurança ou pranchas.
      • Deixe os móveis longe das janelas, principalmente os mais baixinhos. Quando seu bebê estiver engatinhando, mantenha as janelas fechadas ou use bloqueios de segurança que restrinjam a abertura a menos de 6,5 cm para impedir que os bebês saiam. Faça o mesmo com armários que possuam objetos cortantes ou pesados.
      • Como a pele do bebê é bem sensível, uma boa ideia é colocar joelheira no pequeno até que o corpinho já esteja mais acostumado ao solo.
      • Retire os brinquedinhos e móbiles das grades do berço e do seu interior para impedir que ele escale os objetos e caia.
      • Não coloque no bebê roupas muito apertadas ou com cordões para evitar que ele se enrosque. A criança precisa estar confortável para se movimentar.
      • Coloque tapetes emborrachados e coloridos na sala ou no local destinado ao seu filho para engatinhar. Eles vão incentivar o campo visual e a curiosidade do bebê, além de proteger a criança do contato direto com o chão no caso de tombos (cair é muito comum nessa fase)
      • Organize os fios elétricos atrás dos móveis ou de outra maneira para evitar que o bebê os alcance. Coloque também protetores de tomada naquelas localizadas nas porções inferiores das paredes, para impedir choques.
      • Não deixe alimentos próximos das bordas da pia para evitar que o bebê puxe e acabe se machucando. Preste a mesma atenção com panelas no fogão ou na mesa: elas devem sempre estar com os cabos virados para dentro, principalmente se estão com algum alimento quente.
      • Evite usar toalhas compridas nas mesas ou sobre outros móveis, para evitar que seu filho a puxe e se fira com os objetos que estão sobre o pano.
      • Mantenha latas de lixo em locais de difícil acesso para o bebê. Para impedir que ele mexa no lixo do banheiro ou no vaso sanitário, sempre feche a porta.
      • Dificulte o acesso do bebê a remédios e produtos de limpeza e beleza.  
      • Se você possui animais de estimação, mantenha a vasilhinha de comida e de água do seu pet longe da área em que o bebê está engatinhando.
      • Coloque protetores de borracha ou fitas adesivas com espuma em quinas para evitar que o bebê se machuque.


      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

      Baby and toddler safety - National Health Service
      Manual Pediátrico - Orientação Impressa
      Desenvolvimento cognitivo e motor de crianças de zero a quinze meses: um estudo de revisão - PUCRS
      Hesperian Health Guides - Activities for the Young Baby
      Hesperian Health Guides - Early Stimulation and Development Activities
      The Royal Society for the Prevention of Accidents - Accidents to Children
      Mind Moves Institute - Crawling / Creeping: is it important?
      Learning to Crawl - Child Development

      Leia mais

      Perguntas sobre nossos produtos?

      Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!