Primeiros Meses

      Quando o bebê já pode sair de casa

      por Equipe Danone Baby 12 de Setembro de 2017 5 minutos

      O primeiro mês do bebê é uma das fases que requer maior cuidado, pois o organismo do pequeno ainda está se acostumando com o ambiente fora da barriga da mamãe.

      O seu bebê acabou de chegar em casa e é natural que você fique preocupada nesse período. São incontáveis as dúvidas que surgem sobre o que pode ou não fazer e, certamente, uma delas é sobre a idade ideal para o bebê sair de casa.

      O primeiro mês do bebê é uma das fases que requer maior cuidado. Portanto, é indicado que seu filho saia de casa somente quando necessário, para evitar que ele contraia doenças respiratórias infecciosas como gripes, resfriados, pneumonia e até meningite, pois seu organismo ainda está se acostumando com o ambiente fora da barriga da mamãe.

      A partir dessa idade, o recém-nascido já pode ser levado para passear. Neste caso, prefira lugares ao ar livre. Em estações do ano mais quentes como o verão, é indicado que o bebê tome sol na parte da manhã. Mas tome cuidado, nunca deixe seu filho em lugares muito quentes ou exposto diretamente ao sol.

      Mesmo que esteja quente, sempre leve uma mantinha de algodão para o caso de um vento inesperado. No frio, o proteja com touca e luvas. Na bolsa do bebê, além de fraldas e roupinhas extras, tenha sempre um frasco de álcool em gel, caso você suje as mãos.

      aplv-1-1-807x350.jpg

      Até que o bebê complete seis meses de idade, evite lugares muito cheios, pequenos, abafados ou com grandes aglomerações, como shoppings, supermercados e até mesmo festinhas infantis. Isso minimiza os riscos de contágio com doenças. Se em algum momento de emergência você precisar ir a algum desses estabelecimentos e não tiver com quem deixar seu filho, prefira horários mais vazios.

      Barzinhos ou ambientes com muita fumaça de cigarro, inseticida e até lojas de cosméticos com cheiros muito fortes também não devem ser frequentados pelo bebezinho. A partir dos quatro meses, o organismo do bebê estará menos fragilizado pela ação das vacinas e você poderá levá-lo para passear com maior frequência.  

      Tome cuidado também em reuniões com os amigos ou festinhas de família, principalmente se algum familiar for fumante. Se for a um churrasco, evite deixá-lo próximo da fumaça da churrasqueira e posicione o carrinho em um lugar tranquilo, longe de tumultos. Durante os primeiros meses, é sempre importante lembrar a quem for brincar ou pegar o bebê no colo de lavar as mãos antes.

       

      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

      "Rotinas para assistência aos recém-nascidos e mães na maternidade" - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

      Leia mais

      Perguntas sobre nossos produtos?

      Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!