Primeiros Meses

      Sexo após o parto: quando e quais cuidados tomar

      por Equipe Danone Baby 12 de Setembro de 2017 5 minutos

      O corpo e o emocional da mulher estão mais sensíveis após o parto. Cuidados íntimos e métodos contraceptivos podem ser adotados nesse período.

      Sexo provavelmente não é a primeira coisa que vem à cabeça após o nascimento do bebê, quando as atenções estão voltadas para os cuidados com a criança. Além disso, as novas mamães podem se sentir doloridas e cansadas. Portanto, faça sexo após o parto quando estiver certa de que será prazeroso.

      O Ministério da Saúde recomenda que a mulher aguarde cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto, tempo necessário para o organismo se recuperar. Independentemente do tipo de parto, é comum a vagina ficar menos lubrificada após o nascimento do bebê. Portanto, poderá haver certo desconforto na relação sexual.

      Como a situação é passageira, não é motivo de preocupação. Mesmo assim, é importante que o casal seja sincero e tenha conversas francas sobre suas aflições e vontades. Tirar dúvidas com médicos, enfermeiros, doulas e outras profissionais também pode ser indicado.

      Contracepção após o parto

      Cerca de três semanas após o parto, você já pode ficar grávida – mesmo se estiver amamentando e sua menstruação ainda não tiver voltado. A não ser que você queira engravidar na sequência, é importante usar algum método contraceptivo.

      aplv-1-1-807x350.jpg

      O ideal é conversar com o ginecologista para entender quais métodos contraceptivos são mais indicados para o seu organismo, principalmente durante a amamentação. Alguns métodos, como a pílula anticoncepcional combinada e o anel vaginal, podem afetar o suprimento de leite. Alguns médicos podem pedir que você aguarde até o fim da amamentação para usá-los, receitando outras formas de contracepção.

      Métodos como injeção, diafragma e DIU podem ser usados algumas semanas após o nascimento do bebê. No entanto, é fundamental consultar um ginecologista da sua confiança, além de se sentir confortável com o método escolhido.

      Outros cuidados íntimos após o parto

      Se o bebê nasceu de parto normal e houve corte próximo à vagina (episiotomia), mantenha a cicatriz bem limpa, lavando-a com sabonete durante o banho ou após ir ao banheiro. Seque bem a região, que pode ficar dolorida. Os pontos devem cair sozinhos.

      Se o parto foi cesárea, também é preciso manter a cicatriz bem limpa, lavando com sabonete durante o banho o secando-a bem. Os pontos deverão ser retirados de oito a dez dias, em uma Unidade de Saúde ou no consultório do obstetra. Como o útero estará voltando ao normal, é comum sentir cólicas que podem aumentar durante a amamentação. Além disso, por mais ou menos um mês, uma secreção pode sair pela vagina. No início parece um sangramento que vai clareando com o tempo.

      Em caso de dor na parte de baixo da barriga, sangramento vaginal com cheiro desagradável e febre, procure o médico rapidamente. Além disso, não deixe de comparecer às consultas de rotina e tirar todas as dúvidas com o ginecologista.

       

       

      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

      Ministério da Saúde (“Caderneta da Gestante 2014”)
      Ministério da Saúde (“Puerpério: período pós-parto requer cuidados especiais”)
      National Health Service - Reino Unido (“Sex and contraception after birth”)
      National Health Service - Reino Unido (“When can I use contraception after having a baby?”)

      Leia mais

      Perguntas sobre nossos produtos?

      Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!