Primeiros Meses

      Viajar com bebês: tudo o que você precisa planejar

      por Equipe Danone Baby 11 de Setembro de 2018 5 minutos

      Viajar com crianças não deve ser sinônimo de preocupação. Porém, é necessário se planejar para evitar transtornos de última hora.

      As férias estão chegando e, nessa época, os pais sempre têm de lidar com a alegria de atrelada ao receio de que o tour com crianças pequenas seja um trabalho ainda maior do que o do dia-a-dia, que já não é fácil viajar com bebês.

      A boa notícia é que, com algum planejamento, dá para diminuir possíveis transtornos e respirar novos ares sem tanta preocupação e cansaço. As crianças, essas sempre se divertem e voltam da viagem com uma malinha de novos conhecimentos e vivências.

      aplv-1-1-807x350.jpg

      Para te ajudar a ter coragem de arrumar as malas, seguem alguns pontos importantes a serem considerados.

      Viajar com bebês: planeje-se

      O destino é adequado para o bebê?

      Essa é a primeira pergunta a ser feita. O destino é muito calor? Muito frio? Fica localizado numa altitude muito elevada? Se a resposta a alguma dessas perguntas for positiva, prefira ir quando seu filho estiver maiorzinho, para não abusar da resistência física. Por enquanto, escolha locais com temperaturas mais amenas. Além disso, opte por lugares não tão distantes – porque o voo também é muito cansativo e irritante para o bebê.

      Qual é a documentação necessária para viagens nacionais e internacionais?

      Para viajar, independente do destino, será necessário apresentar documento oficial da criança, seja o RG ou Certidão de Nascimento – não há necessidade de apresentação de autorização judicial caso o menor esteja acompanhado de ambos os pais.

      Em viagens nacionais, não será necessária a autorização judicial se estiver acompanhada de ascendente maiores de idade até o terceiro grau, como por exemplo avós e tios, mas é necessária a comprovação do parentesco. Com autorização expressa dos pais, qualquer outro responsável maior da idade poderá acompanhae a criança para viajar.

      Agora, para viagens internacionais, a criança só pode viajar sem autorização judicial é se estiver com ambos os pais ou com um deles, desde que o outro tenha enviado uma autorização com firma reconhecida. Em todas as situações é necessária a apresentação do passaporte e do RG.

      Qual é a importância da vacinação?

      Estar em dia com a carteirinha de vacinação é fundamental para evitar que as crianças fiquem doentes durante a viagem. Além disso, cada país ou região dele tem particularidades – vale verificar se não é necessário dar alguma vacina específica. Uma imunização comum em algumas regiões do Brasil e fora dele é a vacina contra a febre amarela. Ela está indicada para crianças com idades a partir de 9 meses e a dose deve ser dada dez dias antes da viagem.

      Como escolher o melhor meio de transporte?

      De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), os recém-nascidos podem viajar de avião. A escolha do melhor meio de transporte vai depender muito da duração da viagem, da distância e da forma como seu bebê se comporta viajando de carro ou de avião. É certo que ambos serão cansativos, mas dá para minimizar o cansaço ao preferir voos noturnos, fazer algumas pausas se estiver de carro ou descer nas paradas do ônibus e sempre ter brinquedos que o entretenham à mão. Tudo precisa ser planejado para deixar o bebê minimamente estressado.

      O destino é "baby friendly"?

      Numa viagem de adultos, a programação pode ser de dias seguidos de visitas a museus e bibliotecas. Quando há bebês no tour, o roteiro precisa ser outro. É claro que num ou outro dia é possível visitar uma exposição, mas é preciso garantir passeios em que os pequenos possam circular livremente e fazer barulho. Uma boa dica é escolher um destino com muitos parques públicos e revezar com o companheiro ou companheira algumas saídas solitárias, em meio à viagem, para programação mais introspectiva.

       

      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

      Ministério da Saúde - “Programa Nacional de Imunizações”, 2003.
      http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/livro_30_anos_pni.pdf

      Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical - “Vacinação dos viajantes: experiência do Ambulatório dos Viajantes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo”, 2008.
      http://www.scielo.br/pdf/rsbmt/v41n5/a08v41n5.pdf

      Centro de Informação em Saúde para Viajantes (Cives) - “Calendário básico de vacinação (crianças)”, agosto de 2012.
      http://www.cva.ufrj.br/informacao/vacinas/calendario/cv2012-criancas.html

      Agência Nacional de Aviação Civil - "Regras para embarque de crianças e adolescentes".
      http://www.anac.gov.br/noticias/2012/regras-para-embarque-de-criancas-e-adolescentes

      Agência Nacional de Aviação Civil - “Documentos para Embarque”.
      http://www.anac.gov.br/assuntos/passageiros/documentos-para-embarque

      Sociedade Brasileira de Imunizações - "Portaria nº 597/GM – 8 de abril de 2004".
      https://sbim.org.br/2012?view=archive&month=1

      Huffpost - “Be Prepared: 12 Tips for Traveling With Baby or Toddler”.
      https://www.huffpost.com/entry/be-prepared-12-tips-for-traveling-with-baby-or-toddler_b_9198100

      WebMD - “Baby on a Plane: How to Prepare”.
      https://www.webmd.com/parenting/baby/features/baby-airplane#1

      Sociedade Mineira de Pediatria - "Cuidados com as crianças ao viajar: medidas preventivas para a saúde e para acidentes".
      http://www.smp.org.br/arquivos/site/pediatras/comunicados/cuidados-com-as-criancas-ao-viajar.pdf

      Departamento de Segurança da Sociedade Brasileira de Pediatria - “Transporte seguro de bebês e crianças em viagens de avião”.
      http://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/pdfs/seguranca-no-aviao.pdf

      Estatuto da Criança e do Adolescente - “Lei 80069/90”.
      http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm

      Leia mais

      Perguntas sobre nossos produtos?

      Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!