Primeiros Meses

      Por que é importante estimular o bebê a ficar de bruços?

      por Equipe Danone Nutricia

      Além de fortalecer os músculos do pescoço, a posição evita que o bebê desenvolva o achatamento da cabecinha

      Já se passou mais de um mês e o status de recém-nascido do seu bebê foi ficando para trás. Agora, é um momento de descoberta, ideal para que ele explore todos os movimentos, espaços, cores e cheiros que estão ao seu alcance. E uma das posições que irá ajudar o bebê nessa missão é a de bruços. Além de fortalecer os músculos do pescoço, a posição permite que ele não desenvolva o achatamento da cabecinha, por ficar deitado por longos períodos.

      Entretanto, é importante frisar que a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que o bebê apenas fique de bruços quando estiver acordado e atento. Nunca dormindo. A posição do sono deve ser sempre de barriga para cima, o que, segundo atestam estudos científicos, diminui em até 70% os riscos de morte súbita, uma das principais causas de morte em crianças de até um ano de idade. Portanto, é perigoso colocar seu filho para dormir de bruços.

      Acordado, você pode colocar seu filho na posição de bruços já ao final do primeiro mês de vida dele. Prefira superfícies firmes, mas nunca deixe ele em contato direto com o chão. E, claro, sempre esteja ao lado. Repita isso por, no mínimo, duas a três vezes por dia, e o mantenha nessa posição por 3 a 5 minutos. Vá aumentando o tempo de acordo com o desenvolvimento do seu bebê.

      Com 3 meses, seu filho já terá o tronco mais firme e poderá ficar por mais alguns minutos assim. Logo ele será capaz de levantar a cabeça quando estiver de bruços e trocar de posição  —  de costas para a de bruços —. Esses grandes passos poderão acontecer, provavelmente, entre os 3 aos 6 meses de idade. Quanto mais você estimular seu pequeno nesta idade, maiores serão as chances de que ele comece a engatinhar mais cedo, além de aguçar seu desenvolvimento motor e cognitivo.

      Confira abaixo 3 dicas para que você possa estimular o seu pequeno quando estiver de barriga para baixo. É importante ressaltar que você ou outro responsável sempre devem ficar atentos para que o bebê não se machuque:

      1. Posicione um brinquedo que ele goste bastante um pouquinho longe e vá aumentando a distância gradativamente, para que ele consiga alcançá-lo aos pouquinhos.
      2. Faça um círculo de brinquedos em volta do pequeno, quando ele estiver de bruços, para que além da vontade de alcançá-los, ele vá desenvolvendo a capacidade de virar a cabeça e, consequentemente, aumente seu campo de visão.
      3. Em um tapete confortável, mas não menos firme, deite-se com a barriga para cima e coloque seu pequeno de bruços no seu peito. Nesta fase, as crianças conseguem focar em rostos e objetos num raio de distância de aproximadamente 20 a 30 centímetros. Ele certamente terá sua curiosidade aguçada e tentará levantar a cabecinha para tocar e enxergar o seu rosto.

       

      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

      “Orientação Impressa - Manual Pediátrico - 3 a 6 meses”.
      “Kit Família Brasileira Fortalecida - Portal de Educação do Governo de Salvador - O bebê de 2 a 3 meses”.
      “Cuidando do bebê - Prevenção de Acidentes Domésticos” - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. “Exercícios de bruços para o fortalecimento do tronco do bebê” - Pathways.

       

       

       

      Leia mais

      Perguntas sobre nossos produtos?

      Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!