Primeiros Meses

      É possível saber qual será altura do bebê na idade adulta?

      por Equipe Danone Baby 5 de Outubro de 2017 5 minutos

      Fatores genéticos e ambientais como a alimentação e a prática de atividades físicas são determinantes, mas é possível estimar qual será o tamanho do seu filho quando ele for adulto. 

      Que mãe nunca se pegou pensando em como seu filho será quando “ficar grande”? Como serão seus traços? Ele terá os olhos mais claros ou mais escuros? E a cor do cabelo? Qual será o seu tamanho? Muito alto? Mais baixinho?

      Cientificamente, as características do bebê – tanto físicas, quanto neuropsicomotoras – apresentam diversas etapas de desenvolvimento desde o nascimento. Alguns dos fatores que mais influenciam esse desenvolvimento são os ambientais: que englobam alimentação, atividade física, condições socioeconômicas e a ocorrência de doenças e síndromes.

      No entanto, como a herança genética é preponderante, é possível estimar qual será a altura do seu pequeno quando ele não for mais tão pequeno assim.

      aplv-1-1-807x350.jpg

      Velocidade de crescimento

      Durante o primeiro ano de vida, o comprimento da criança aumenta, em média, 25 centímetros  — 15 centímetros nos primeiros seis meses e 10 centímetros no segundo semestre. Ou seja, se um bebê nascer com 50 centímetros, quando completar seis meses de idade terá por volta de 65 centímetros de tamanho e, quando completar o primeiro aninho, deve chegar a 75 centímetros. Já no segundo ano de idade, o ritmo de crescimento diminui: a criança deve crescer, durante o ano todo, por volta de 10 a 15 centímetros. Quando completar dois anos de vida, o pequeno terá, aproximadamente, metade de sua estatura adulta. Logo, um bebê que nasceu com 50 cm pode chegar a 90 cm no aniversário de dois aninhos e 1,80 m na idade adulta.

      É importante frisar que a palavra comprimento é utilizada para nomear o tamanho da criança deitada, desde o momento de seu nascimento até os dois anos de idade. Após dois anos, o correto é utilizar o termo altura, e a medida é feita com o pequeno em pé.

      Existe também um cálculo para a chamada estatura-alvo, feito com base nas alturas em centímetros do pai e da mãe e que difere de meninas para meninos. Lápis e papel na mão, confira abaixo como calculá-la:

      • Cálculo da estatura-alvo para as meninas:

      Estatura materna + Estatura paterna - 13

      ________________________________

         2

      • Cálculo da estatura-alvo para os meninos:

       

      Estatura materna + Estatura paterna + 13

      ________________________________

         2

       

      • Exemplo de como fazer:

                                 160 + 170 - 13

       Estatura- alvo: ____________

                2

       

      Estatura-alvo: 330 - 13 = 317 : 2 = 158,5 cm.

      Para os garotos, leve em conta uma variação de mais ou menos 10 centímetros, para as garotas,  essa variação é de mais ou menos 9 centímetros.

       

      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

      "Filhos: da gravidez aos 2 anos de idade".

      Acompanhamento do crescimento normal” - Revista de Pediatria SOPERJ.

      Leia mais

      Perguntas sobre nossos produtos?

      Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!