Primeiros Meses

      Desenvolvimento da fala: as primeiras palavras do bebê

      por Equipe Danone Baby 21 de Julho de 2017 5 minutos

      O desenvolvimento da linguagem não inclui apenas a formação de palavras, mas também a compreensão e a expressão

      Assim que o bebê começa a crescer, os pais ficam ansiosos para que diga as primeiras palavrinhas. O desenvolvimento da fala começa quando a criança tem cerca de 12 meses de idade. Mas falar não é a única forma de se comunicar ou mostrar que compreende o mundo.

      O desenvolvimento da linguagem não inclui apenas a formação de palavras, mas também a compreensão e a expressão, que pode se dar de várias formas: fala, gestos, sinais e linguagem corporal. Portanto, é possível que a criança ainda não fale, mas se comunique de outro jeito.

      A evolução da linguagem acontece entre os 12 e 24 meses. Geralmente, a linguagem compreensiva começa antes da expressiva - e, na avaliação do desenvolvimento da criança, compreender é mais importante do que falar.

      É importante que, apesar dos parâmetros que preveem a idade com que a fala começa e se desenvolver, os pais saibam que cada criança tem o próprio ritmo de desenvolvimento e que cabe ao pediatra fazer o acompanhamento dessas habilidades.

      aplv-1-1-807x350.jpg

      O desenvolvimento da fala

      12 meses: Nessa idade, a criança pode falar de três a cinco palavras. Normalmente, as primeiras são nomes de pessoas da família, de seus brinquedos favoritos ou de partes do corpo.

      O bebê também já é capaz de seguir instruções, como “sente-se” ou “continue andando” e de usar gestos para se comunicar, como acenar para dizer tchau e agitar a cabeça para dizer não. Começa a combinar mais sons, como se estivesse falando, e se interessa por livros ilustrados simples.

      Entre 10 e 18 meses: É o período conhecido por “nomear objetos”. Nessa época, a criança já compreende e identifica praticamente tudo que vê. Ela reconhece o seu próprio nome e o significado da palavra “não”.

      Além disso, começa a combinar palavras com gestos para se expressar melhor. Por exemplo, quando aponta para uma bola de futebol, pode estar tentando dizer várias coisas: quer saber o nome do objeto, quer brincar com a bola ou simplesmente chamar atenção para ela.

      Aos 18 meses, a criança já pode falar por volta de 20 palavras. Além disso, já responde a frases simples usando gestos, como “Onde está o seu ursinho de pelúcia?”. Nessa época, é interessante que os pais se sentem para ler livros ilustrados com os filhos. Eles já apontam as imagens usando os dedos e começam a compreender a narrativa.

      A partir dos 18 meses: Após os 18 meses, a fala se desenvolve rapidamente. Até os 24, a criança já, em geral, tem cerca de 50 palavras no seu vocabulário. Passa a construir frases simples e os adultos já conseguem compreender boa parte do que fala – principalmente se forem próximos do bebê.

      Nessa época, a criança começa a apreciar a companhia de outras crianças e começa a brincar em conjunto, imitando ações e compartilhando brinquedos. No quesito “leitura”, já segura o livro da forma certa e vira as páginas. Além disso, “lê” a história para os brinquedos.

      A partir dos 30 meses (2 anos e meio): A criança já entende os conceitos de tamanho e quantidade e usa gramática mais desenvolvida, como “duas bolas”, “pássaro voando” e  “eu pulei”. Também usa palavras de ação, como “correr”, “derramar” e “cair” e seu vocabulário já é composto por mais de 350 palavras.

      As habilidades sociais também estão mais amadurecidas: a partir dos dois anos e meio, a criança começa a se relacionar melhor com as outras por meio de brincadeiras e palavras. Também se preocupa quando o colega se machuca ou está chorando. Por fim, começa a fase das brincadeiras mais desenvolvidas, como colocar blocos no trenzinho e alimentar uma boneca.

       

      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

      Sociedade Brasileira de Pediatria (“Filhos: da gravidez aos 2 anos de idade”)
      Ontario Ministry of Children and Youth Services - Canadá (“Your baby’s speech and language skills from birth to 30 months”)

      Leia mais

      Perguntas sobre nossos produtos?

      Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!