Primeiros Meses

      Desenvolvimento do bebê de quatro meses: gargalhadas e gritinhos

      por Equipe Danone Baby 18 de Julho de 2018 5 minutos

      Desenvolvimento do bebê de quatro meses: saiba quais os principais marcos motores e cognitivos e quando é indicado procurar um médico

      O bebê de quatro meses fica mais alerta a cada dia e presenteia a todos com novos sorrisos, gargalhadas e sons. Aos pouquinhos, aprende sobre emoções e comunicação e começa a alcançar e pegar objetos pequenos. Portanto, essa fase é mesmo uma delícia. Vamos saber mais sobre ela?

      aplv-1-1-807x350.jpg

      Desenvolvimento motor

      O aprimoramento motor é um dos principais marcos do desenvolvimento do bebê de quatro meses. Ele se torna mais habilidoso e suas mãozinhas trabalham juntas para mover um brinquedo ou sacudir um chocalho. Na verdade, elas pegam qualquer coisa ao alcance: um bicho de pelúcia, mechas de cabelo ou qualquer objeto colorido ou brilhante pendurado nas proximidades. Então, quando receber visitas que usam brincos ou colares, alerte-as para retirar antes de pegar a criança no colo, assim como prender os cabelos.

      Tudo o que o seu bebê alcançar provavelmente será colocado na boca, pois a degustação é uma das maneiras de explorar o mundo. Não deixe itens pequenos espalhados ao alcance dele, para evitar que um acidente aconteça.

      Aos quatro meses, o bebê também terá melhor controle da cabeça e seus ombros não ficarão tão “soltos”. Quando deitado de bruços, pode manter a cabeça e o peito eretos. Também pode chutar ou empurrar com os pés, além de rolar e ficar de barriga para cima.

      Comunicação e linguagem

      O bebê está aprendendo novas formas de se comunicar e poderá balbuciar, sorrir e gritar. Ele também começa a responder aos sons que você emite e olha para a sua boca enquanto fala. Além disso, chora de maneiras diferentes para expressar fome, cansaço ou dor. O pequeno também está apto a demonstrar satisfação e reconhece os pais.

      Habilidades Cognitivas

      O bebê de quatro meses é mais atento ao mundo ao seu redor. Ao mamar em público, qualquer ruído poderá ser uma distração -- diferente do que ocorria quando era menor. Ele começa a se adaptar à rotina e a prever certas coisas. Quando é colocado em posição de amamentação, por exemplo, para de chorar de fome. Quando sua fralda será trocada, flexiona os quadris. Também repete comportamentos que produzem um efeito desejado, como bater em um brinquedo para movê-lo.

      Quando procurar o médico?

      Cada bebê tem seu próprio ritmo de desenvolvimento e é preciso respeitá-lo. Mas caso aos quatro meses ele ainda não sustenta a cabeça, não tenta alcançar brinquedos, não responde a vozes ou outros sinais ou não nota quando alguém se aproxima, é indicado conversar com o pediatra.


      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

      Bibliografia: Sociedade Brasileira de Pediatria (“Filhos: da gravidez aos 2 anos de idade”), Web Medical Team (“Baby Development: Your 4-Month-Old”), Nemours Children’s Health System (“Your Child’s Development - 4 Months”), Centers for Disease and Control Prevention (“Important Milestones: Your Baby By Four Months”), Raising Children Network Australia (“3-4 months: baby development”) 

      Leia mais

      Perguntas sobre nossos produtos?

      Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!