Primeiros Meses

      Primeiros passinhos sem ajuda e outras conquistas dos 12 aos 18 meses

      por Equipe Danone Baby 30 de Outubro de 2018 5 minutos

      Os marcos do desenvolvimento entre os 12 e 18 meses incluem comer usando uma colher, brincar de faz de conta e enriquecer o vocabulário aos pouquinhos 

      O primeiro aniversário do bebê também é um marco importante para o seu desenvolvimento. Ao longo dos seis meses seguintes, ele irá aprender a caminhar sozinho, a usar os talheres e a dizer mais e mais palavrinhas. Portanto, é um período de crescimento rápido, durante o qual o pequeno estará aprendendo a se comportar como uma criança

      aplv-1-1-807x350.jpg

      Acompanhar o desenvolvimento do bebê é importante tanto para estimulá-lo, como para identificar se há algo errado. Cada criança se desenvolve no seu próprio ritmo, mas há algumas habilidades que devem  aparecer entre 12 e 18 meses. Veja quais são:

      Linguagem e Comunicação

      As primeiras palavras do bebê estão entre as delícias mais aguardadas do primeiro aninho. A partir dos 12 meses, o vocabulário do seu filho irá se enriquecer gradativamente e ele aprenderá palavras novas constantemente. Provavelmente ainda não dirá frases completas, mas responderá às suas perguntas com gestos e tentativas de fala. Ele também entenderá e obedecerá às ordens suas, como “calce os sapatos” e “vamos para o banho”.  

      Habilidades sociais e emocionais

      Como as habilidades sociais e emocionais do bebê se desenvolvem rapidamente entre os 12 e 18 meses, ele estará cada vez mais apto a brincar com outras pessoas. Poderá estender um brinquedinho como convite à brincadeira e demonstrar afeição. Por outro lado, também estará mais propício a sentir medo de estranhos e a solicitar a companhia dos pais, mesmo quando estiver explorando o mundo por contra própria. É possível que a criança apresente reações temperamentais quando é contrariado, como a famosa “manha”.

      Por fim, seu filho também começará a evoluir em suas brincadeiras, começando a construir o “faz de conta” quando brinca com uma boneca, por exemplo.  

      Habilidades cognitivas

      As habilidades cognitivas são aquelas que permitem o aprendizado e a resolução de problemas. A partir dos 12 meses, o bebê já reconhece objetos do dia a dia, como o telefone ou uma colher. Também sabe identificar partes do corpo e demonstra esse conhecimento ao apontar para elas quando um adulto pergunta, por exemplo, “onde está seu pézinho?”.  

      A criança também já mostra interesse por livros com figuras e começa a traçar relações entre figuras, sons e cores. Ele pode identificar um leão pelo rugido, por exemplo. Nessa fase, o bebê também começará a fazer seus próprios rabiscos usando lápis de cor, canetinha ou giz de cera.

      Desenvolvimento físico

      Finalmente chegou a hora de a criança andar sozinha.  Aos 10 meses, o bebê já fica em pé sem apoio. Mas os primeiros passinhos em liberdade – com segurança e sem a ajuda de ninguém – só devem ocorrer perto dos 18 meses.  

      Aos pouquinhos, ele aprenderá a correr e até a subir degraus. Além disso, leva seus brinquedinhos consigo enquanto caminha e já ajuda a se despir quando os pais estiverem trocando suas roupinhas. O pequeno também aprenderá a beber líquidos sozinho usando um copo e a comer com a colher.  

      Fique atento

      Como se sabe, os bebês não devem ser comparados: cada um se desenvolve a seu tempo e ritmo, sempre sob acompanhamento do pediatra. Converse com o médico, caso seu filho aos 18 meses:  

      • Não aponta para mostrar objetos, lugares ou coisas do seu interesse;
      • Não anda;
      • Não reconhece objetos familiares;
      • Não copia os outros;
      • Não aprende novas palavras;
      • Não fala pelo menos seis palavras;
      • Não percebe ou não se importa quando os pais ou cuidadores deixam o local;
      • Perde habilidades que um dia já apresentou.


      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

      Sociedade Brasileira de Pediatria (“Filhos: da gravidez aos 2 anos de idade”), Centers for Disease Control and Prevention (“Important Milestones: Your Children by Eighteen Months”), Children’s Minnesota (“Developmental Milestones 12 to 18 Months”), Faculdade de Ciências Médicas  - Unicamp (“Desenvolvimento neuropsicomotor”)

      Leia mais

      Perguntas sobre nossos produtos?

      Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!