Primeiros Meses

      Desenvolvimento do bebê de seis meses: a hora da papinha

      por Equipe Danone Baby 22 de Julho de 2018 5 minutos

      Além da introdução alimentar, ele já se mantém sentado e contempla a própria imagem no espelho

      Os seis meses são um verdadeiro marco na vida do bebê. A partir de agora, ele precisa aprender se alimentar de sólidos e a se comunicar de novas formas. Sua imaginação está cada vez mais fértil e ele já se lembra das suas pessoas e brinquedos favoritos. Vamos ver o que mais acontece nesse período?

      aplv-1-1-807x350.jpg

      Habilidades motoras

      Aos seis meses, o bebê já pode ser capaz de se sentar sozinho. Primeiro, se apoia nas mãozinhas. Mas com o tempo, passa a não precisar mais do apoio. Ele também já deverá estar apto a rolar e a se movimentar pelo chão usando o rolamento. Pode rastejar para a frente ou para trás, e levantar o corpo usando as mãos e os joelhos, como em um ensaio para engatinhar.

      Aspecto físico

      Você poderá notar que os olhos do bebês mudaram de cor desde o nascimento. Olhos mais claros podem passar por vários tons antes de se tornarem mais escuros, o que acontece por volta dos seis meses. Se a criança tem olhos azuis ou verdes nessa fase, é provável que permaneçam assim no futuro.

      Comunicação

      O bebê de seis meses já sorri, dá risadas e balbucia. Também já reconhece as pessoas e objetos a sua volta. Ele começará a se sentir mais confortável com parentes próximos, como os avós, e com seus brinquedos favoritos. Além disso, os primeiros sinais de medo aparecerão quando estiver perto de pessoas estranhas ou em situações novas.

      Muitas vezes, descobrirá o mundo pelo paladar, colocando objetos na boca. Ele também poderá alcançar brinquedos e olhá-los atentamente, procurar e encontrar objetos ocultos, mirar sua imagem no espelho e sabe quando o chamam pelo nome. Também estará atento quando ouvir música.

      Quando consultar o médico

      Cada bebê tem seu próprio ritmo de desenvolvimento e é preciso respeitá-lo. Abaixo seguem alguns pontos que você pode observar, mas, acima de tudo, é importante comparecer às consultas regulares ao pediatra para prevenção e tratamento de quaisquer problemas.

      Nas situações abaixo, atente-se:

      • O bebê não tenta ou não consegue tocar coisas que estão ao alcance dele;
      • Não demonstra afeto por cuidadores;
      • Não responde aos sons ao seu redor;
      • Tem dificuldade para levar as coisas à boca;
      • Não faz sons de vogais (“ah”, “eh”, “oh”);
      • Não rola em nenhuma direção;
      • Parece muito duro, com músculos tensos;
      • Parece muito flexível e não consegue se firmar


      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

      Bibliografia: Web Medical Team (Baby Development: Your 6-Month-Old), Raising Children Network (6-7 months: Baby development), Centers for Disease Control and Prevention (Important MIlestones: Your Baby by Six Months)

      Leia mais

      Perguntas sobre nossos produtos?

      Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!