Primeiros Meses

      Idade Cronológica e Idade Corrigida em Recém-Nascidos

      por Equipe Danone Baby 24 de Outubro de 2018 5 minutos

      A idade corrigida é um cálculo importante feito para acompanhar o desenvolvimento do recém-nascido com melhor precisão 

      Se o seu bebê é prematuro, ele terá dois aniversários. O dia do nascimento é o oficial, quando você fará a festinha com direito a decoração e docinhos. Mas a data na qual ele deveria ter nascido é mais importante na hora de acompanhar seu desenvolvimento.  

      aplv-1-1-807x350.jpg

      Idade cronológica e idade corrigida

      O desenvolvimento do bebê prematuro deve ser analisado de acordo com a sua idade corrigida. Parece complicado, mas é simples. Por exemplo: a criança que nasceu com 35 semanas (cinco semanas antes do ideal), aos dois meses terá a idade cronológica de oito semanas, mas a "idade corrigida" será de três semanas – uma vez que nasceu cinco semanas adiantado.

      Portanto, a idade cronológica é a idade real do bebê, ou seja, o tempo de vida dele depois do nascimento. Se ele nasceu no dia 10 de outubro, terá três meses de idade cronológica em 10 de janeiro. A idade corrigida, por outro lado, é a idade ajustada ao grau de prematuridade. Em outras palavras, é a idade que a criança teria se tivesse nascido de 40 semanas.  

      Por que a idade corrigida é importante

      O bebê prematuro é “mais novo” do que sua idade real. Por isso, provavelmente não irá sentar, engatinhar, falar ou andar no mesmo período em que um bebê a termo (nascido de 40 semanas). Aos três meses, por exemplo, é possível que ele ainda não consiga sustentar a cabecinha -- o que não significa que há algo errado. O mesmo vale para as demais capacidades e marcos de desenvolvimento.

      A “idade corrigida” é utilizada para avaliar de forma mais adequada o seu padrão de desenvolvimento físico, intelectual, cognitivo e comportamental. Em geral, é adotada pelo pediatra até os dois anos de idade, para que as expectativas sejam realistas e o pequeno não seja subestimado. Em alguns casos, quando o bebê nasce muito antes do tempo, corrige-se a idade por mais tempo, possivelmente até os três anos. O ideal é se consultar com um pediatra de confiança, que poderá fazer as avaliações corretas.

      O que os pais podem esperar

      Os bebês prematuros têm sobrevivido cada vez melhor graças ao desenvolvimento de técnicas de assistência. O importante é oferecer os cuidados adequados para que ele cresça normalmente e evitar comparações com crianças que tenham nascido de 40 semanas. Usar a idade corrigida ajuda os pais a não temerem que o filho esteja "atrasado". Na verdade, ele está seguindo seu ritmo natural, de acordo com a idade corrigida.

       


      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

      Sociedade Brasileira de Pediatria (“Seguimento Ambulatorial do Prematuro de Risco”), American Academy of Pediatrics (“Corrected Age for Preemies”), Prefeitura de Belo Horizonte (“Puericultura do Bebê Prematuro”), Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros (“Idade Cronológica X Idade Corrigida”)

      Leia mais

      Perguntas sobre nossos produtos?

      Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!