Primeiros Meses

      Jogos para bebês de 0 a 24 meses

      por Equipe Danone Nutricia 23 de abril de 2020 5 minutes

      dentro de casa, há um mundo inteiro de descobertas para o seu bebê

      Os bebês crescem em um piscar de olhos e os primeiros 24 meses são cruciais. Você pode apoiar o desenvolvimento deles em todos os níveis: físico, intelectual e psicológico. Esta é a fase em que eles adquirem consciência de seus próprios corpos, por meio do movimento e das brincadeiras. E não é preciso muito para mantê-los estimulados. Tudo o que você precisa são objetos que já estão à mão, na sua casa.

      O que pode ser feito nos primeiros seis meses

      • Coloque vários lápis de cores diferentes em um saco plástico grande, espesso e transparente que possa ser selado firmemente. Depois, coloque-o ao alcance do seu bebê. Quando estiver deitado de bruços, estender a mãozinha para tocar a bolsa fortalecerá os músculos dos braços e do pescoço, além de ser extremamente benéfico ao desenvolvimento sensorial. E, ao mesmo tempo, ajudará você a apresentá-lo às cores.

      • Esfregue suavemente o corpo e os braços do bebê em tecidos diferentes. Você pode fortalecer suas conexões neurais acariciando a pele dele com seda, lã, algodão e tecidos macios. Apresente-os também a diferentes aromas, como laranja, baunilha e lavanda.

      • Quando o seu bebê for capaz de emitir sons, grave-os e reproduza-os para ele. Observe como ele reage aos seus próprios sons. Se os estimular, grave sons diferentes pela casa, como o toque de um telefone ou música. Este exercício o ajudará a distinguir sons, o que lhes permitirá diferenciar palavras posteriormente. Quando os mesmos sons e padrões de palavras são repetidos para os bebês, eles os memorizam. A próxima vez que os ouvirem, será familiar.

      • Enquanto seu bebê estiver deitado de bruços, pegue duas colheres de pau e bata-as juntas para atrair o bebê a se aproximar de você. Aumente o som à medida que se aproxima. No quinto e sexto meses, enquanto o bebê está sentado, você pode deixar que ele mesmo pegue as colheres e faça o barulho. Certifique-se de supervisionar a brincadeira. Ouvir ritmos e tons diferentes irá melhorar suas conexões neurais.

      • Coloque um brinquedo na frente do seu bebê e depois esconda-o. Então pergunte para onde foi, se está em um canto ou no outro, enquanto ele procura. Repare nas reações do bebê. Os olhos deles acompanham o local onde você escondeu o brinquedo? Ele tentará se movimentar até lá?

      Não se esqueça de lavar as suas mãos e as do bebê, conforme recomendado pelas autoridades de saúde locais, antes e depois da brincadeira. Evite tocar o seu rosto ou o do seu filho.

      jogos para bebês de 6 a 12 meses

      • Os brinquedos musicais sempre chamam muita atenção dos bebês nessa fase. Coloque o brinquedo em diferentes partes da sala e aumente o som. Depois, pergunte de onde a música vem. O pequeno tentou encontrá-lo? Se ele se aproximar, mude a posição para diferentes pontos da sala e pergunte novamente. Se ele conseguir rastrear, coloque o brinquedo em algum lugar que possam alcançar. Esse tipo de atividade é ótima para o desenvolvimento de relações de causa e efeito e para aumentar sua consciência espacial. Lembre-se de sempre supervisionar a brincadeira.

      • Bonecos já são brinquedos adequados nesta fase. Quando você  o esconde atrás das suas costas, o bebê o procura? Agora esconda-o no topo da cabeça do seu filho, atrás dele ou embaixo de um travesseiro. Em seguida, coloque-o nas mãos do bebê e veja o que ele faz. Repita este jogo de tempos em tempos até que eles tentem imitar você. É uma ótima jogo para estabelecer conexões neurais.
      • Crie uma área de escalada colocando gradualmente mais e mais travesseiros grandes um sobre o outro. Coloque um brinquedo em cima do “pico máximo” para que o bebê suba e tente alcançá-lo. Supervisione sempre. O jogo ajuda no desenvolvimento de habilidades motoras básicas, facilitando a caminhada mais tarde.
      • A fase dos 9 aos 10 meses de idade é o momento de a criança começar a desenvolver sua compreensão de “dentro” e “fora”. Coloque um brinquedo em um balde ou bolsa. Depois, ajude o bebê a retirá-lo. Diga as palavras "dentro" e "fora". Você pode repetir este jogo quantas vezes quiser.
      • Compre vários anéis ou argolas diferentes para a idade, de tamanhos e, se possível, cores diferentes. Organize-os na ordem do menor para o maior e vice-versa. Ao organizá-los de acordo com o tamanho e cor, explique ao bebê o que está fazendo. Coloque-os nos seus dedinhos ou deixe-os segurá-los e jogá-los e depois recuperá-los. Isso é importante para o desenvolvimento conceitual.
      • Confinados em casa, ajude seu bebê a se familiarizar com o ambiente. Ao entrar em uma sala juntos, nomeie o local a sala e explique sua função. Na próxima vez, pare em um móvel e explique suas características, introduzindo sons. Incentive seu bebê a repetir os sons que você introduzir, se puder. Após os 10 meses de idade, as conexões relacionadas à memória podem ser estabelecidas e esse tipo de atividade pode ser muito útil.
      • Não se esqueça de lavar as suas mãos e as do bebê, conforme recomendado pelas autoridades de saúde locais, antes e depois da brincadeira. Evite tocar o seu rosto ou o do seu filho.

      jogos para bebês de 12 a 24 meses

      • Entre 12 e 16 meses, leia livros que chamam atenção da criança. Deixe-o olhar para as fotos. Introduza objetos e converse sobre as formas das imagens. 

      • Depois de completar 16 meses, a criança começará a aprender mais palavras e é importante apoiar isso. Faça fantoches de meia ou modelos de balão e invente histórias usando os fantoches. Isso ajudará a desenvolver sua criatividade e vocabulário.

      • Após a marca do 16º mês, a criança pode começar a brincar com quebra-cabeças e blocos, o que ajudará a melhorar suas habilidades de matemática e ciências.

      LEIA MAIS