Primeiros Meses

      Natação infantil: benefícios para desenvolvimento motor e cognitivo dos bebês

      por Equipe Danone Baby 15 de Setembro de 2018 5 minutos

      Os bebês são nadadores antes mesmo de vir ao mundo e as vantagens da prática são inúmeras: desde o aprimoramento da respiração até o sucesso no processo de alfabetização. 

      Os bebês são nadadores por nascença: viveram nove meses dentro da bolsa amniótica antes de chegar ao mundo. E, exatamente por já nascerem adaptadas ao meio líquido, as crianças sabem, instintivamente, fazer movimentos natatórios, como abrir e mover os bracinhos e as pernas. Além disso, os dois primeiros anos de vida é o período em que os reflexos de movimentação mais se desenvolvem. Por isso é tão importante a natação infantil.

      As vantagens da natação na primeira infância abrangem os campos cognitivo, social, terapêutico e, é claro, o recreativo. Pesquisas científicas apontam que nadar surte efeitos positivos na formação da personalidade e no aperfeiçoamento da inteligência infantil — crianças que fazem natação desde cedo apresentam um melhor rendimento escolar e respondem de forma mais significativa ao processo de alfabetização. Nadar também proporciona um maior aprimoramento da coordenação motora, eleva a resistência cárdio-respiratória e tonifica os músculos. Além disso, existe a questão da segurança: uma criança que aprende a nadar precocemente tem menos chance de se afogar.

      Natação infantil: a partir de qual idade

      Especialistas recomendam que os bebês comecem a fazer natação a partir dos 6 meses de idade, quando a sua adaptação na água já pode ser considerada segura. Entretanto, é recomendado que, até que eles completem 3 anos, os pais acompanhem a aula de dentro da piscina — o que é maravilhoso, do ponto de vista do fortalecimento de vínculo dos pais com os filhos.

      Bebês com 8 meses de vida já são capazes de boiar na piscina. A partir dos 13 aos 14 meses, eles já são capazes de flutuar de bruços, direcionar o próprio corpo para a direção desejada e procurar as bordas da piscina quando desejam sair. Pequenos que estão na faixa etária de 14 meses a 2 anos já possuem controle quase integral dos movimentos quando estão submersos e são capazes de mudar de direção com maior destreza, além de pular e brincar com mais energia.

      Alguns cuidados são fundamentais para garantir a segurança na água, tais como: estar com a carteirinha de vacinas atualizada; prestar bastante atenção à higiene, tanto dos trajes de banho, quanto das academias e escolinhas de natação; verificar o cumprimento das normas de segurança, além de acompanhar fatores como a temperatura e a acidez da água, que devem estar entre 28ºC a 32 ºC e com pH entre 7,2 a 7,8; respectivamente.

       


      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

      Universidade Federal da Paraíba - “Os benefícios da natação para bebês de 6 a 24 meses de idade”.

      Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro - 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário - “Progressões Pedagógicas de Natação para Crianças dos 0 aos 6 anos de Idade”.

      Leia mais

      Perguntas sobre nossos produtos?

      Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!